Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 26 de maio de 2009

Câmara cria a Procuradoria da Mulher

A Câmara aprovou o Projeto de Resolução 167/09, que cria a Procuradoria Especial da Mulher que, dentro da estrutura da Casa, será responsável por promover maior participação das deputadas nas decisões do Legislativo. A deputada Nilmar Ruiz (DEM/TO) ocupará o cargo, acompanhada das deputadas Maria Helena (PSB/RR), Bel Mesquita (PMDB/PA) e Emília Fernandes (PT/RS), que serão 1ª, 2ª e 3ª procuradoras-adjuntas, respectivamente.
A procuradoria será responsável por receber e encaminhar denúncias de discriminação ou violência contra a mulher e deve atuar junto a entidades públicas e privadas da promoção de políticas femininas. Também deve fiscalizar a implementação de políticas e campanhas para a mulher por parte do Executivo. Além disso, será responsável por estudos que subsidiem as comissões técnicas da Câmara quanto às questões de gênero, principalmente quanto à violência e déficit de representação política.
Agência Câmara

Negociação Coletiva em Pauta

Dando continuidade ao projeto de formação de dirigentes sindicais iniciado ano passado, a Fecomerciários promoveu um encontro de dirigentes sobre negociação coletiva que reuniu 122 participantes vindos de 59 sindicatos filiados, dia 22 de maio, na Colônia, em Praia Grande. Paulinho, presidente da Força, e Danilo Pereira da Silva, presidente da Força SP, prestigiaram o evento. Foi consenso em toda plenária que a negociação coletiva é o momento mais importante de toda atividade sindical porque incentiva a mobilização, promove a união dos trabalhadores com o Sindicato, fortalece as reivindicações e cria musculatura para as resistências.
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, encerrou o encontro afirmando que “à Federação cabe a tarefa de coordenar toda essa atividade negocial sem ingerir nas negociações na base. Nosso papel é colaborar, dar todo suporte necessário aos Sindicatos para assinarem a melhor convenção coletiva possível. Mesmo porque o poder de negociar é do Sindicato!”.
Fecomerciários

A quantas anda: Reajuste dos Aposentados

O senador Paulo Paim (PT/RS) anunciou, nesta segunda-feira (25), que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), convocará sessão do Congresso Nacional para o dia 8 de julho próximo, a fim de colocar em votação o veto do presidente da República à emenda que garantia a aposentados e pensionistas o mesmo reajuste concedido ao salário-mínimo em 2006, que foi de 16,67%.
Paulo Paim informou ainda que Michel Temer assumiu o compromisso de colocar em votação, logo no início do mês de junho, o PL 1/07, que também contempla os interesses de aposentados e pensionistas. Neste projeto, uma emenda apresentada no Senado por Paim garante que todos os benefícios da Previdência Social sejam reajustados pelos mesmos índices determinados para o reajuste do salário-mínimo.
Agência Diap
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...