Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Inscrições prorrogadas para o Festival de Poesia

Atendendo pedidos dos poetas e poetisas que desejam participar do 3º Festival de Poesia da Fecomerciários nas bases comerciárias do Estado de São Paulo, a entidade prorrogou as inscrições, de 19 de agosto para 30 de setembro. Os interessados podem inscrever seus trabalhos na sede ou subsedes do Sindicato ou pelo e-mail culturafecomerciarios@gmail.com.

Sincomerciários faz 93 anos e reafirma luta por direitos


Fonte: Fecomerciários
Os 93 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de Santos foram comemorados domingo, 28 de agosto, numa confraternização que reuniu cerca de quatro mil comerciários, tanto da ativa como de aposentados, no Ginásio dos Portuários. Entre os convidados estavam: Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da UGT/SP; Ricardo Patah, presidente do Sincomerciários de São Paulo e da UGT Nacional; Carmem Cenira Pinto Lourena Melo, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Santos.

Dirigentes comerciários do Estado de São Paulo e de Santa Catarina também compareceram: Paulo Cesar da Silva (Limeira); Elisângela Pedroso Borges (Jundiaí); Edson Ramos e Avelino Garcia (São Paulo); Waldemar Shultz (Mazinho) e Roberto Siedschlag, dos Comerciários de Joinvile (SC). A Banda Imagem & Cia tocou ao vivo. A título de “ingresso”, os convidados doaram mais de três toneladas de alimentos não perecíveis que serão entregues a entidades filantrópicas.

Antes dos sorteios de duas motos 0 km, respectivamente doadas pela Fecomerciários e pela UGT, o presidente do Sincomerciários de Santos, Arnaldo A. Biloti, abriu a palavra para Patah e Motta. Em resumo, eles disseram:

Patah: “Biloti e diretoria fazem deste Sindicato uma trincheira de luta contra a atual situação de desemprego e afronta à CLT. O Sindicato comemora seus 93 anos de fundação com a conquista do maior piso salarial da nossa categoria no Estado. Com certeza, os comerciários santistas e região vão avançar, ainda mais, na Campanha Salarial deste ano, com a unidade que presenciamos nesta data festiva. Exercerão, igualmente, o voto consciente nas eleições municipais de outubro, votando em candidatos a prefeito e a vereador alinhados com os trabalhadores”.

Motta: “A celebração destes 93 anos do Sindicato se dá num momento de crise nacional. Mas, esta realidade permite ao Sincomerciários se revelar como uma fonte de resistência na defesa dos sagrados direitos da nossa categoria. Federação, Sindicato e UGT valorizam a unidade porque ela nos mantém vigilantes ante às ameaças neoliberais e conservadoras que querem aniquilar os direitos trabalhistas e previdenciários. Quem vai arrumar emprego para um trabalhador, uma trabalhadora, com mais de 50 ou 60 de idade? Toda causa tem uma consequência e a pretendida Reforma Previdenciária será desumana. Por isso, nesta confraternização da família comerciária santista, reafirmamos com Biloti, sua diretoria e sua base, empenho para lutar contra a retirada de direitos”.

Homenagem
Ao encerrar seu pronunciamento, o presidente Motta homenageou Biloti, também diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação, com uma placa que destacou as realizações da diretoria da entidade em termos de conquistas sindicais, trabalhistas e cidadãs. Quando agradeceu a deferência, o presidente do Sindicato, emocionado, frisou: “Obrigado, presidente Motta, pela distinção. Esta bela placa e seus dizeres contemplam todos os comerciários e as comerciárias de Santos e região. Ela homenageia cada um de nós. Muito obrigado”, concluiu Biloti.

Motos
Os prêmios mais cobiçados, duas motos novinhas, foram sorteadas entre vários eletrodomésticos. As motos saíram para:
Rosilda Souza de Oliveira, vendedora da Casas Bahia.
Rosemeire Moura dos Santos, auxiliar de loja da Pollo Calçados

Governo quer dois novos tipos de contrato de trabalho

Com um contingente de 11,6 milhões de desempregados e 623 mil vagas formais fechadas só este ano, a equipe do presidente em exercício Michel Temer estuda formas de tornar viáveis duas novas modalidades de contrato de trabalho: o parcial e o intermitente. 

As propostas fazem parte da reforma trabalhista que será, ao lado da previdenciária, uma prioridade da agenda econômica caso o impeachment de Dilma Rousseff seja concretizado.

Publicidade
Tanto no trabalho parcial quanto no intermitente, a jornada de trabalho será menor do que as 44 horas previstas na legislação atual. Os direitos trabalhistas, como férias e 13.º salário, seriam calculados de forma proporcional. A diferença entre os dois contratos é a regularidade com que o trabalho ocorre.

No contrato parcial, a jornada ocorre em dias e horas previamente definidos. Por exemplo, a pessoa poderá trabalhar em um bar somente nos fins de semana.

Os técnicos acreditam que esse tipo de contrato vai beneficiar principalmente estudantes e aposentados que precisem complementar sua renda.

O trabalho intermitente, por sua vez, é acionado pelo empregador conforme a necessidade. Um técnico do governo exemplifica: o dono de um buffet pode ter um vínculo desse tipo com uma equipe de garçons e cozinheiros.

Nos fins de semana em que houver festa, os trabalhadores são chamados. Quando não houver, o empresário não terá custo.

O contrato parcial de trabalho já existe na legislação, mas a regulamentação é considerada ruim, o que gera insegurança para o empregador. Por isso, é pouco utilizado. A ideia é aperfeiçoar a legislação.

Expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas

Fonte: Ag. Brasil
A taxa de fecundidade do país caiu de 6,16 filhos por mulher para apenas 1,57 filhos em pouco mais de sete décadas – de 1940 para 2014. Em contrapartida, a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Em 1900, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de 11 décadas, atingindo 75,4 anos em 2014. Estas e outras constatações fazem parte do livro Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está lançando dia 29/08. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...