Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 21 de maio de 2013

Palestras movimentam seminário dos funcionários da Fecomerciários e Filiados



O ciclo de palestras do 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias, que tem como tema “Humanização no Ambiente de Trabalho: Meta Sindical”, começou na manhã desta terça-feira (21/5), no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP, com a profª Gilda Soares, assessora do Departamento de Recursos Humanos da Fecomerciários, que falou sobre “Caminhos para a renovação: sentir, pensar e agir”.

Focando o trabalhador, Gilda enfatizou um dos objetivos da Fecomerciários, que se preocupa com a formação e educação dos funcionários dos 68 Sindicatos Filiados. Ela chamou a atenção do público dizendo que a evolução do grupo depende da mudança do sentimento, pois é a partir daí que surgirá a atitude. 


3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais

Equipe Comerciária: Lajes, Eunice, Biloti e Jeane

A abertura do 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias da Fecomerciários aconteceu na noite de segunda-feira (20/5) no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP.  Este ano, o evento tem como tema “Humanização no Ambiente de Trabalho: Meta Sindical” e conta com a participação de aproximadamente 300 pessoas, da Federação e dos 68 Sindicatos Filiados. O presidente Biloti e equipe do sindicato participaram do evento.

Projeto

Em seu discurso na abertura, o presidente MOTTA falou da importância da conscientização do trabalhador sobre a atuação do Sindicato, que defende o direito deles. 

O presidente também citou as visitas que vem realizando aos filiados de todo o Estado, que visa valorizar ainda mais a categoria e completou: “Como foi deliberado no 21º Congresso Sindical, estou indo nas cidades para conversar e ouvir as reivindicações dos comerciários. Com a Regulamentação da Profissão fortalecemos mais a nossa categoria. Vocês aqui presentes são o elo do trabalhador com o dirigente sindical, portanto, a maior autoridade desta noite são vocês”.


4º Encontro de Dirigentes Sindicais discute planejamento estratégico das Regionais



Na tarde de 20/5, dirigentes sindicais da Fecomerciários participaram, no auditório do Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP, do 4º Encontro de Dirigentes Sindicais do Comércio e Práticos de Farmácia, ministrado pelos assessores da Federação, profª Eunice Aires, do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Federação e Milton Matias, o Zico, do Departamento de Relações Sindicais.

Os coordenadores e subcoordenadores das oito Regionais da Fecomerciários discutiram a dinâmica de cada uma, planejamento estratégico, fortalecimento da imagem sindical, desdobramentos das ações de responsabilidade social e reconhecimento de trabalho que visa o aumento da participação dos dirigentes nos eventos promovidos pela Federação.

Segundo Zico, é importante fortalecer as oito Regionais unindo-se com a Força Sindical para que haja uma troca de experiência entre as entidades. Em sua fala, a profª Eunice enfatizou também a necessidade dos dirigentes sindicais se prepararem para que possam tirar as dúvidas dos associados e da sociedade sobre o que representa para o trabalhador do comércio a conquista da Regulamentação da Profissão

Mais de 1 milhão de trabalhadores não sacaram benefício do Abono Salarial

De acordo com a secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE, mais de 1 milhão de trabalhadores ainda não foram sacar o benefício do Abono Salarial referente à 2012/2013. O prazo para saque se encerra no dia 28 de junho e o Ministério do Trabalho e Emprego vem, desde o mês passado, notificando aqueles que ainda não foram buscar o benefício no valor de R$ 678,00. 

O Abono Salarial PIS/PASEP é um benefício a que tem direito todo trabalhador que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, 2 salários mínimos, além de estar cadastrado no programa PIS/PASEP por pelo menos 5 anos e informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Como receber - Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa e os inscritos no PASEP no Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.
Fonte: Blog do Trabalho


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...