Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Previdência: benefícios acima do mínimo têm reajuste de 5,92%

Os benefícios da Previdência Social com valores superiores a um salário mínimo foram reajustados em 5,92%. O reajuste vale desde o último dia 1º de fevereiro, sendo que o pagamento será feito nos cinco primeiros dias úteis do mês de março. Dessa forma, o teto do salário-de-contribuição e do salário-de-benefício passa de R$ 3.038,99 para R$ 3.218,90. O decreto estabelecendo o reajuste foi publicado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União.
Fonte: Agência Diap

Vestibular

ÚLTIMO VESTIBULAR AGENDADO UNISANTA
DIA 14 DE FEVEREIRO, ÀS 9H - SÁBADO

Comunicamos que aqueles candidatos que perderam o precesso seletivo Oficial, terão a oportunidade de participar do ÚLTIMO VESTIBULAR AGENDADO 2009 que acontece no dia 14 DE FEVEREIRO às 9h (SÁBADO). Funcionários, dependentes, associados e sindicalizados poderão se inscrever gratuitamente, além de serem beneficiados com os descontos nas mensalidades traçados no Convênio.

Caso algum candidato não tenha comparecido aos processos seletivos anteriores, basta reagendá-lo para dia 14 de FEVEREIRO.
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 13 DE FEVEREIRO, ÀS 15H, SOMENTE NO CAMPUS.

Mais informações por meio do tel.: (13) 3202-7101 com Sabrina na UNISANTA

Federação dos Syndicatos de Commerciarios do E.de S.Paulo

Na sede do SECS temos uma pequeno volume de informativos, dos anos 1936/37/38. Uma grande preciosidade que sobreviveu, aos últimos 70 anos. Uma olhada rápida é suficiente para perceber que os problemas de antigamente não são muito diferentes dos de hoje. Entra década e sai década, os trabalhadores são obrigados a continuar sua luta infinita contra o capital. Mas muitas coisas sonhadas naquela época, hoje são uma realidade firme e sólida, como a nossa Federação. Veja só este texto:
.
"O Comerciário - Março/1937
Federação dos Syndicatos de Commerciarios do E. de S. Paulo
Rolando Degmo

(...) a ideia de federar as diversas organizações de commerciarios de São Paulo já apaixonara diversos directores da A.E.C.S.P. (Associação dos Empregados no Commercio de São Paulo), e mesmo de outras entidades.

Contudo, por um motivo ou outro, a execução fora sempre adiada até os nossos dias. Assumindo a presidencia da A.E.C.S.P., traçamo-nos como programa de acção, não ter idéias novas eseim executar as boas idéias apresentadas nas gestões anteriores.

E, entre dezenas de idéias excellentes que chegaram a nosso conhecimento, destaquei como merecedora de prompta execução a da nossa Federação. Atacar tal problema e tantos outros simultaneamente, tendo á nossa disposição tempo diário tão reduzido (Ah! Se não fossemos empregados!) não era e não é tarefa simples.

Obtido do Departamento Estadual do Trabalho a promessa de integral apoio a essa idéia, era necessário, antes de mais nada conhecer a organização interna de cada co-irmã do interior, pois, desde logo se evidenciaria inútil qualquer tentativa para reunir em Federação orgams com actividades outras que não a pura defesa da classe.

(...) esperamos para o curto prazo, que tenhamos no Estado de São Paulo o mais perfeito e prestigioso orgam coordenador da acção profissional e social dos commerciarios paulistas. Abrir-se-há, depois uma nova era para as nossas actividades, cuja dispersão não é apenas nociva, mas tambem criminosa.

(...) Pela legitimidade da nossa Federação, pela garantia da sua acção, não responde esta ou aquella individualidade política ou administrativa, mas o passado de 20 anos de lutas da A.E.C.S.P. e 14 annos do Syndicato Liga dos Empregados no Commercio de Santos, as duas maiores organizações de comerciarios no Estado de São Paulo."
.
É... era assim que se escrevia naquela época....

Fecomerciários completa 70 anos

A propósito do aniversário da Fecomerciários no próximo dia 22/02, recebemos ofício que muito nos alegrou e desejamos dividir com a categoria:
.
"Oficialmente a Federação dos Empregados no Comercio do Estado de São Paulo fará 70 anos no próximo dia 22 de fevereiro de 2009 e, nestes termos, está absolutamente inserida no contexto histórico do movimento trabalhista e sindical brasileiro e esse fato, por si só, é motivo de satisfação para todos nós. Como se sabe 0 movimento operário começou no Brasil em 1870 com a criação da Liga Operária que tinha como principal finalidade reunir e defender os interesses dos trabalhadores contra a opressão e a exploração do capitalismo. No início do século XX surgiram outras instituições de classe: a União dos Operários Estivadores e Sociedade União dos Foguistas, em 1903 e a União dos Operários em Fabrica de Tecidos, em 1917. Em 23 de agosto de 1923 surge 0 primeiro Sindicato dos Empregados no Comércio, do Brasil, o de Santos.

Os sindicatos de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba vieram na seqüência e em 1931 foi promulgado o primeiro ato governamental considerado sindicato, ou seja, o Decreto 19.770 de 19/03/1931. Em 22 de fevereiro de 1939, como já salientado, foi constituída a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo que foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 27 de novembro de 1942. Ao registrar 0 fato e consignar que a nossa Fecomerciários nestes 70 anos de existência lutou bravamente pelos interesses dos comerciários e contribuiu de forma vigorosa por um Brasil mais justo, democrático e igualitário, queremos reafirmar o nosso propósito de potencializar tais fatos históricos e nossa energia pessoal para os embates presentes e futuros e que terão, na sua esteira, os interesses dos comerciários do Estado de São Paulo.

Luis Carlos Motta
Presidente Fecomerciários"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...