Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Federação dos Syndicatos de Commerciarios do E.de S.Paulo

Na sede do SECS temos uma pequeno volume de informativos, dos anos 1936/37/38. Uma grande preciosidade que sobreviveu, aos últimos 70 anos. Uma olhada rápida é suficiente para perceber que os problemas de antigamente não são muito diferentes dos de hoje. Entra década e sai década, os trabalhadores são obrigados a continuar sua luta infinita contra o capital. Mas muitas coisas sonhadas naquela época, hoje são uma realidade firme e sólida, como a nossa Federação. Veja só este texto:
.
"O Comerciário - Março/1937
Federação dos Syndicatos de Commerciarios do E. de S. Paulo
Rolando Degmo

(...) a ideia de federar as diversas organizações de commerciarios de São Paulo já apaixonara diversos directores da A.E.C.S.P. (Associação dos Empregados no Commercio de São Paulo), e mesmo de outras entidades.

Contudo, por um motivo ou outro, a execução fora sempre adiada até os nossos dias. Assumindo a presidencia da A.E.C.S.P., traçamo-nos como programa de acção, não ter idéias novas eseim executar as boas idéias apresentadas nas gestões anteriores.

E, entre dezenas de idéias excellentes que chegaram a nosso conhecimento, destaquei como merecedora de prompta execução a da nossa Federação. Atacar tal problema e tantos outros simultaneamente, tendo á nossa disposição tempo diário tão reduzido (Ah! Se não fossemos empregados!) não era e não é tarefa simples.

Obtido do Departamento Estadual do Trabalho a promessa de integral apoio a essa idéia, era necessário, antes de mais nada conhecer a organização interna de cada co-irmã do interior, pois, desde logo se evidenciaria inútil qualquer tentativa para reunir em Federação orgams com actividades outras que não a pura defesa da classe.

(...) esperamos para o curto prazo, que tenhamos no Estado de São Paulo o mais perfeito e prestigioso orgam coordenador da acção profissional e social dos commerciarios paulistas. Abrir-se-há, depois uma nova era para as nossas actividades, cuja dispersão não é apenas nociva, mas tambem criminosa.

(...) Pela legitimidade da nossa Federação, pela garantia da sua acção, não responde esta ou aquella individualidade política ou administrativa, mas o passado de 20 anos de lutas da A.E.C.S.P. e 14 annos do Syndicato Liga dos Empregados no Commercio de Santos, as duas maiores organizações de comerciarios no Estado de São Paulo."
.
É... era assim que se escrevia naquela época....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...