Info Comerciário 196/2019

sábado, 28 de agosto de 2010

19º Congresso Sindical Comerciário: 100% aproveitamento


Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do 19º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, Maria Augusta Caitano (Lia) e o sub-coordenador José Carlos Pelegrini (Nei) submeteram os encaminhamentos abaixo à avaliação da plenária, cerca de 800 congressistas, a fim de compor as deliberações do evento com base nas palestras proferidas e agrupadas na “Agenda Sindical Comerciária”. Foi aprovado:

11ª) Campanha Salarial: garantir a unidade em torno das reivindicações econômicas e sociais estimulando a participação de jovens e mulheres e publicando materiais conjuntos a serem distribuídos em toda base.

2ª) Formação Política: criar um grupo de estudos visando a qualificação dos dirigentes.

3ª) Participação da Juventude: motivar o engajamento e o comprometimento dos jovens no movimento sindical comerciário com a realização de seminários da juventude.

4ª) Valorização da Mulher: iniciar a adequação do estatuto da Federação na intenção de ampliar a participação feminina na Diretoria.

5ª) Comunicação: investir na estrutura de comunicação da Federação com o objetivo de estreitar ainda mais o diálogo com os Sindicatos Filiados.

6ª) Cidadania: ampliar os trabalhos da Fecomerciários para a haver inclusão dos excluídos no mercado de trabalho. Defender o meio ambiente com intensa participação dos Filiados no recém-lançado projeto Eco Comerciário.

7º) Concentrar esforços no Senado Federal para a agilização do Projeto 115 que trata da Regulamentação da Profissão do Comerciário.

19º Congresso Sindical Comerciário continua a todo vapor!

O segundo dia do Congresso começou com a palestra do Dr. Lair Ribeiro sobre “O Poder da Comunicação”, bem como a importância das técnicas de neurolinguistica e comunicação eficaz. A seguir, José Dirceu, discorreu sobre Ações Políticas, relatando sua experiência no governo Lula e destacando o potencial do Brasil em vários setores, bem como desafios a serem vencidos. 
Altamiro Borges, jornalista e escritor,deu sequência falando sobre Ações Sindicais, lembrando que a Fecomerciários já realizou uma série de debates regionais em várias cidades intensificando assim, suas ações. Segundo Miro, a redução de jornada, fim do Fator Previdenciário, eliminação da terceirização e avanços trabalhistas são bandeiras a serem defendidas não só pelos comerciários, mas por toda a classe trabalhadora. Segundo Miro, a comunicação, a formação e a aproximação são estratégias cujo resultado final é o acúmulo de forças. 

Em seguida, Antônio Rogério Magri, consultor sindical, reafirmou a importância da atitude firme dos dirigentes, principalmente na entrega da pauta de reivindicações ao patronato, e que o resultado efetivo do Congresso Sindical Comerciário depende do sucesso da Campanha Salarial e de propostas concretas para a categoria. 

Marta Suplicy marcou sua presença no Congresso conversando com os comerciários no refeitório do Centro de lazer. Marta destacou que o setor dos comerciários e práticos de farmácia é dos que mais crescem no país em razão das boas condições da economia. Falou dos desafios do Brasil para continuar se desenvolvendo e elogiou a iniciativa de ampliar a participação feminina na diretoria da Federação, defendendo a igualdade de gênero.
Fonte: Fecomerciários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...