Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 13 de março de 2014

UGT promove sua II Conferência Nacional de Gênero e Raça


A Secretaria da Mulher e Secretaria da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores – UGT Nacional, promovem nos dias 25, 26 e 27 de março a “II Conferência Nacional de Gênero e Raça”.  A II Conferência tem por objetivo impulsionar a incorporação de gênero e raça nas diversas secretarias da UGT, transversalizando temas e avançando nas bandeiras de luta da classe trabalhadora e da sociedade, bem como, analisar os avanços obtidos através das diretrizes da I Conferência e traçar estratégias para a efetiva aplicação de políticas afirmativas de gênero e raça, buscando a conscientização de mulheres e homens dirigentes sindicais na luta pelo Fim de Todas as Formas de Violência contra a Mulher; Pela Autonomia Econômica, Política e Sindical, e Combatendo a Discriminação da Mulher Negra no Mundo do Trabalho.

Você sabia que, até 1962, as mulheres casadas só podiam trabalhar fora de casa se o marido permitisse?

Fonte: SPM
Isso  foi uma limitação imposta pelo Código Civil  de 1916.  Ele substituiu a legislação portuguesa até então vigente e, assim, alinhou o país num quadro liberal. Mas  isso não significou avanço algum  para os direitos civis das mulheres.

Em troca da proteção do casamento, os elaboradores do Código estabeleceram o homem como o chefe da família. Cabia a ele determinar o lugar de residência da esposa e dos filhos, administrar o patrimônio e  autorizar sua esposa a exercer uma atividade profissional fora de casa.

Para haver mudanças efetivas, era preciso que as próprias mulheres se mobilizassem. E foi o que as feministas fizeram. Foram  à luta.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...