Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Programa de Mamografia Móvel para diminuir desigualdade no acesso ao exame


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Padilha aponta a desigualdade de acesso à mamografia como uma grande preocupação das políticas públicas e aponta as unidades móveis como uma forma de melhorar o acesso da população feminina mais pobre a serviços de prevenção.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras. A estimativa é que, em 2012, cerca de 52 mil mulheres vão ter o diagnóstico dessa doença. No Brasil, a população feminina de cerca de 260 municípios com mais de 100 mil habitantes tem dificuldade de acesso ao exame de mamografia. A faixa prioritária para o exame é entre 50 e 69 anos, mas a mamografia deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 40 anos.


Lia participa do Conselho Estadual da Condição Feminina

Maria Augusta C. dos Santos Marques, a Lia, presidente do Sincomerciários de Votuporanga e membro do Conselho Fiscal da Fecomerciários, foi empossada conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina, que tem como presidenta a Dra. Rosemary Correa.

Lia, uma habilidosa "guerreira", leva para o Conselho sua experiência como sindicalista comerciária, que sempre atuou na defesa dos direitos das mulheres. Será, sem dúvida uma excelente representante da Fecomerciários.

Outubro Rosa

Pinapoteca Benedito Calixto - Santos
Desde primeiro de outubro vários monumentos do país estão iluminados com a cor rosa. 

Essa ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres no mundo, lançada em Brasília. 

Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a campanha tem como tema: “Câncer de Mama. Cuidar da Saúde é um gesto de amor à vida.” O evento pretende estimular a participação da sociedade nas questões relativas à doença e incentivar o uso da mamografia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...