Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pensão por morte será modificada pelo Governo

O governo federal terminou os estudos para mudar as regras de concessão da pensão por morte.  Há tempos que a Previdência sinaliza que a concessão do benefício não pode permanecer com está.

O ministro da Previdência já alardeou, em várias situações, que o sistema brasileiro é muito benevolente. Hoje o pagamento do benefício representa 3% do PIB. Em outros países o percentual fica em 1%. Para o governo é preciso mudar a regra do jogo para conter a sangria.

A proposta deve ser encaminhada para o Congresso ano que vem. Um dos pontos é reduzir a pensão, que representa 100% do valor da aposentadoria, independente do número de dependentes que recebem o benefício. A idéia é limitá-la a 50% do valor da aposentadoria para o cônjuge e dividir o restante pelo número de dependentes. Outro ponto seria exigir a comprovação de um número minimo de tempo de união.

Governo pensa ainda em modificar a regra de acúmulo do benefício. Hoje é possível receber pensão e aposentadoria, sem limite de teto. Conclusão, vai ficar mais difícil ter o benefício e o valor será reduzido.
Fonte: Jornal Expresso Popular/ Rosana Rife


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...