Fonte: Exame, Fundação Getúlio Vargas e Fecomércio CE
O Índice de Confiança do Consumidor é um indicador econômico
que expressa sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal
e do país no curto e médio prazo, o que impacta diretamente no seu
comportamento atual de consumo.
O índice também levanta outros dados de interesse como a
intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a evolução dos preços e a
capacidade de economizar vs. gastos. No Brasil, o ICC é medido a cada dois
meses e seus indicadores variam entre 0 a 200 pontos. O índice 100 demarca a
fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo: abaixo de 100, diz
respeito à situação de pessimismo; acima de 100, de otimismo.
No que diz respeito às percepções e expectativas dos
consumidores, a pesquisa se refere somente a uma cesta de 18 produtos duráveis.
Quanto às intenções de compra, a pesquisa se refere a todos os produtos que os
consumidores desejam comprar.
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo,
idade, escolaridade e renda familiar mensal e participam da pesquisa pessoas
com mais de 18 anos.