Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalhar como comerciária é a primeira opção das brasileiras


Segundo a coluna de Mônica Bergamo desta segunda (24/9), na “Folha de S. Paulo”, trabalhar como empregada doméstica não é mais a principal opção das mulheres brasileiras. A bola da vez agora é trabalhar no comércio. Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelam que o contingente de domésticas caiu de 6,7 milhões há três anos para 6,2 milhões no ano passado.

Em percentuais, as empregadas domésticas, em 2009, eram 17% do total de 39,4 milhões de trabalhadoras, base que se manteve estável. Em 2011, passaram a ser 15,7%.

Pela primeira vez, o percentual de domésticas não ficou no topo do ranking – mas em terceiro lugar. As campeãs agora são as comerciárias, que saltaram de 6,5 milhões em 2009 (16,5% do total) para 7 milhões (17,6%). Em segundo, o grupo ocupado em educação, saúde e serviço social.

"Isso indica qualificação e também pode ser atribuído a políticas públicas", diz a ministra Eleonora Menicucci, das Mulheres.

21º Congresso Sindical Comerciário acontece nesta semana em Praia Grande


A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), que representa 2,5 milhões de trabalhadores, finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 de setembro, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP. O tema desta edição é “Trabalho, Consciência Política e Dignidade Social”.


O Congresso vai reunir mais de 600 participantes, oriundos dos 67 Sindicatos Filiados. A Fecomerciários convidou autoridades, parlamentares e personalidades estaduais e regionais para participar do evento, como o governador Geraldo Alckmin, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, o secretário de Emprego do Estado, Carlos Ortiz e o secretário-adjunto Aparecido de Jesus Bruzarosco.

Renomados palestrantes vão se aprofundar em torno do tema central do Congresso, mostrando os efeitos do emprego verde no comércio; manutenção do custeio sindical; ações do movimento sindical comerciário; luta sindical e conscientização política; avanço da participação feminina nos movimentos sociais e jornalismo e segurança pública.

“O tema do 21º Congresso foi escolhido por ir ao encontro das propostas traçadas pela diretoria da Federação. O item Trabalho está atrelado ao trabalho decente e à economia e trabalho verde. No caso de Consciência Política, o assunto vai reforçar a politização da categoria comerciária em benefício da prática sindical. Por fim, a Dignidade Social fará avançar ações que a nossa Federação e seus 67 Filiados vêm realizando em nome do exercício de um sindicalismo cidadão”, explica o presidente Luiz Carlos Motta, que coordena o evento com os diretores Paulo Cesar da Silva e Antonio Roberto Previde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...