Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 10 de março de 2011

CPF gratuito para Mulheres

Todas as agências da Caixa Econômica Federal irão oferecer, gratuitamente, o serviço de emissão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) às mulheres que solicitarem o benefício entre 9 a 11 de março.

A oferta da instituição se enquadra nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que tem for finalidade possibilitar o acesso feminino às políticas públicas do Governo Federal, além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito.

Famílias chefiadas por mulheres são mais pobres

"A pobreza no Brasil tem sexo" costuma dizer a presidenta Dilma Rousseff em alusão ao fato de as mulheres estarem predominantemente nos estratos mais pobres da sociedade brasileira. Segundo os dados em análise na Coordenação de Igualdade de Gênero do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade das famílias com filhos chefiadas por mulheres (53%) são pobres; ao passo apenas 23,7% das famílias com filhos chefiadas por homens estão nessa condição.

A razão da pobreza feminina está na divisão do trabalho. As mulheres são historicamente incumbidas das tarefas domiciliares, como cuidar dos filhos e, no mercado de trabalho, ocupam os postos de mais baixa remuneração, dando preferência às atividades que permitam continuar cuidando de casa e dos filhos.

A discriminação no mercado do trabalho depende, no plano privado, da redistribuição dos afazeres domésticos entre homens e mulheres; e na esfera pública, de mais investimento do Estado em políticas sociais que tenham como objetivo a redução das desigualdades.
Ag. Diap

Jornada extensa sacrifica comerciário

Os comerciários estão trabalhando demais, entre 44 e 52 horas semanais, sendo que metade deles nas regiões metropolitanas ultrapassam a jornada de 44 horas previstas em lei. É o que revela pequisa do Dieese. 

A partir dos dados do levantamento, o Dieese concluiu que a jornada extensa é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo comércio. Embora o tempo adicional cumprido pelos empregados seja compensado sob a forma de folgas e pagamento de hora extra, ainda assim é muito sacrificado para o trabalhador, que sempre que consegue acaba se transferindo para o setor de serviços ou para a indústria, que, em regra, têm jornadas menores e menor incidência de trabalho nos fins de semana.
Ag. Diap

Mulher valorizada, Comerciária Fortalecida

O evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” acontecerá dia 29 de Março, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande e terá várias atividades durante o dia. O objetivo é oferecer às convidadas, um dia agradável de entretenimento e confraternização; porém sem deixar de abranger, por meio de palestras, temas atuais do mundo sindical, trabalhista, político e social.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...