Arnado Azevedo Biloti
Presidente do Sincomerciários BS
Quem diria que 2014 ainda reservava uma boa surpresa política! Pois é, mais um muro remanescente da guerra fria acabou de cair, com a mediação do Papa Francisco e a coragem do presidente Obama para tomar um novo caminho.
Os USA finalmente vão reatar relações diplomáticas com Cuba, propondo ao Congresso o fim de um embargo econômico que já dura mais de 50 anos e não trouxe nenhum resultado positivo aos americanos, só contribuindo para piorar a situação de pobreza do povo cubano sempre viveu e deixando uma triste lição: o isolamento não resolve problemas de ideologia.
Os pontos positivos desta notícia ficam por conta dos USA que finalmente mostram que são capazes de mudar seu modo de jogar o xadrez político ideológico e para Cuba que deverá ampliar sua capacidade para atender as necessidades da população.
O caminho a ser percorrido pelos dois países é bem longo, mas começa pela abertura das respectivas embaixadas, menos restrições para a exportação de equipamentos, mais liberalidade para a transferência de recursos e embora ainda não se possa falar do fim total do bloqueio, mudanças substanciais serão notadas brevemente.
Enfim, se os USA podem conviver bem com uma China comunista, porque não poderiam fazer o mesmo com Cuba? Esperamos que esta abertura possa ajudar a erradicar a intolerância ideológica que ainda vivemos. Esta aproximação vai ser boa para os Estados Unidos e para Cuba e também para o Brasil, a América Latina e o mundo todo que ainda sonha com a paz entre os povos.