Info Comerciário 196/2019

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Regra 85/95 eleva para 60 anos a idade da aposentadoria

Fonte: Folha de S. Paulo, com informações do Agora SP
Os trabalhadores aposentados pela nova fórmula 85/95 têm idade média quatro anos maior que a dos que pediram o benefício com o Fator Previdenciário. De julho a dezembro de 2015, a idade média dos homens que garantiram o benefício integral com o 85/95 é de 60 anos, ante 56 anos dos que tiveram o cálculo com o fator. As informações foram levantadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a pedido do jornal "Agora".

Os dados revelam que o 85/95 foi aplicado em 46% das 89.210 aposentadorias por tempo de contribuição concedidas até dezembro de 2015. A fórmula entrou em vigor em 18 de junho, mas o cálculo do instituto foi feito a partir de julho.
Antes do novo cálculo, a média de idade em que os homens pediam a aposentadoria por tempo de contribuição era de 55 anos. Nesse caso, a diferença é de cinco anos.

A opção entre 85/95 e Fator Previdenciário afeta a renda do aposentado. O novo cálculo garante o benefício igual à média das 80% maiores contribuições do segurado. Já o fator reduz o salário de quem se aposenta mais cedo. Para obter a renda integral, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 (mulheres) e 95 (homens).

Regionais da Federação discutem planejamento para 2016


Fonte: Fecomerciários
O presidente Bilot participou nesta quinta-feira, 14 de janeiro, da reunião de coordenadores e subcoordenadores das Regionais da Fecomerciários. O encontro teve como objetivo analisar e discutir o planejamento do ano de 2016.

A reunião definiu também que a Regional 11 (Baixada Santista) se fundirá com a Regional 1 (São Paulo) e terá João Pereira de Brito, presidente do Sinprafarma SP, como coordenador. Rosemeire Lara Santos Novaes, presidente do Sincomerciários de Registro, será a subcoordenadora. Com essa definição, a Federação terá agora 12 Regionais em todo o Estado de São Paulo.

Também foram observados os materiais de divulgação da Fecomerciários, a programação, o calendário prévio de eventos deste ano e as negociações em curso das Convenções Coletivas dos comerciários do varejo e das concessionárias.

Encontro com representantes de Centrais Sindicais discute autonomia econômica para as mulheres

Fonte/Foto: SPM/PR
A secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Tatau Godinho, reuniu-se, nesta terça-feira (12/01), com a Assessoria de Políticas para as Mulheres do Ministério do Trabalho e Previdência Social e com representantes das Secretarias de Mulheres das Centrais Sindicais para discutir as prioridades na área do trabalho e a autonomia econômica para as mulheres trabalhadoras.

Estavam presentes representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical e a da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Entre os destaques do encontro, a busca de maior espaço para as mulheres no mundo do trabalho e os desafios para 2016.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...