Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Comerciário será profissão registrada na CTPS

O Senado aprovou ontem (20/2) o texto final do projeto de lei regulamentando a profissão de Comerciário. 

A regulamentação contempla mais de 12 milhões de trabalhadores no comércio, em todo o país, cuja jornada também foi fixada em 8 horas diárias. Hoje, na prática, a maioria da categoria trabalha de 10 a 12 horas por dia. 

A proposta, que tem origem em projeto do senador petista gaúcho Paulo Paim (PLS 115\2007), foi aprovada de forma simbólica e será encaminhada para sanção da presidenta Dilma Rousseff. É o último passo de uma jornada árdua.

Veja os benefícios que a categoria conquistará através da lei:

"Registro
Será anotada na CTPS a profissão Comerciário, independente da função exercida ou do segmento (loja, supermercado, shoppping, concessionária etc) onde o trabalhador atue. A regulamentação em lei valoriza a profissão exercida.

Jornada
A lei da regulamentação (3.592/12) fixa jornada de 44 horas, com expediente diário de 8 horas. Eventuais alterações só através de acordo coletivo de trabalho.

O que é necessário para um mundo melhor?

As Nações Unidas, em parceria com a Fundação World Wide Web e o Instituto de Desenvolvimento Internacional, está realizando uma pesquisa com todas as pessoas para saber quais são suas prioridades na construção de um mundo melhor.  Os resultados serão compartilhados com os líderes mundiais que definirão a agenda de desenvolvimento global pós-2015, que vai ampliar os resultados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, enfrentar as desigualdades que ainda persistirem e os novos desafios que afetam o planeta.

A ONU quer que esta nova agenda resulte de um processo realmente aberto e inclusivo, que envolva pessoas de todas as partes do mundo e de todos os grupos sociais e, por isso, está realizando uma pesquisa mundial batizada de “Meu Mundo”, criada como uma ferramenta para incluir a voz de todos neste diálogo global.

“Meu Mundo” é uma pesquisa de múltipla escolha que permite a todos dizer às Nações Unidas, e aos líderes globais – e, em particular, ao Painel de Alto Nível do Secretário-Geral – quais devem ser os principais assuntos a serem tratados pela agenda pós-2015. “Meu Mundo” pergunta a cada pessoa quais são os seis temas, de um total de 16, que considera mais importante para que a vida de todos seja melhor.

Não perca a chance de participar e dar sua opinião para a construção de um mundo melhor. Clique aqui e opine.
Fonte: ONU Brasil 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...