Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Diminui desigualdade de renda

A desigualdade de renda no Brasil diminuiu no primeiro semestre de 2009 e registrou a maior queda contínua desde março de 2002. De janeiro a junho deste ano, a desigualdade de renda no País caiu 4,1%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O presidente do órgão, Marcio Pochmann, atribuiu o resultado ao esforço feito pelo movimento sindical em defesa da proteção à renda dos trabalhadores. “Tivemos a proteção da renda na base da pirâmide social brasileira, com aumento do salário mínimo e políticas de transferência de renda previdenciárias e assistenciais”, afirmou.

ASSOCIADO: receba a correção do saldo do FGTS - planos Verão e Collor

Depois de processo judicial contra a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL-CEF na Justiça Federal, que durou mais de 10 anos, o SINCOMERCIÁRIOS conseguiu importante vitória: a atualização dos saldos existentes na conta vinculada de cada trabalhador pela aplicação do IPC de janeiro/1989 (Plano Verão) de 42,72% e IPC de abril/1990 (Plano Collor) de 44,80%. Embora tenha sido pleiteada para toda a categoria dos empregados no comércio, a decisão judicial limitou o direito somente aos FILIADOS do Sindicato.

As condições para que o trabalhador(a) receba o crédito de valores em sua conta vinculada do FGTS na CEF, com a sua inclusão na execução do processo judicial são:

a) Seja filiado(a) ao SINCOMERCIÁRIOS,
b) que NÃO tenha realizado acordo com a CEF no termos da lei 101/2001,
c) que tenha sido empregado(a) com registro em carteira antes de janeiro/1989 e abril/1990,
d) obtenha extrato analítico da sua conta vinculada na CEF referente aquele período,
e) faça comprovação (itens c e d) junto ao SINCOMERCIÁRIOS até dia 10 de setembro, procurando o Setor Jurídico, Rua Itororó, 79–7º andar, Centro/Santos, das 9h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.
.
É seu Sindicato trabalhando por Você!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...