Info Comerciário 196/2019

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Brizola Neto visita a Fecomerciários e discute ações do Ministério do Trabalho


O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, fez uma visita histórica à sede da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, na tarde de quinta-feira (21/2), a convite do presidente Luiz Carlos Motta e da diretoria da Fecomerciários.

Destaques
Durante a visita de cortesia, de mais de uma hora, o ministro falou sobre as últimas ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em questões polêmicas nas áreas de trabalho e emprego, como a MP dos Portos, que precariza o trabalho dos portuários; mudanças no seguro-desemprego; combate à rotatividade de mão de obra; a necessidade de priorizar a saúde e segurança no trabalho, que causam prejuízos à vida dos trabalhadores e à economia do país; e mudanças na Portaria 186, que vão endurecer a criação de sindicatos irregulares. Brizola Neto também fez a defesa da unicidade sindical e da CLT, como marco legal de defesa dos trabalhadores brasileiros.

O ministro também falou sobre o momento difícil da economia do país, com baixo crescimento do PIB em razão da instabilidade da economia global, mas que mantém um saldo positivo de contratações de mão de obra e um índice baixo de desemprego. “É um quadro complexo, difícil de entender, um paradoxo”, afirmou. Também afirmou que o próximo Caged, o cadastro de empregados e desempregados, levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, vai apontar queda de emprego no setor de serviços e retomada do emprego na indústria, um quadro bem diferente do registrado nos últimos meses de 2012.

Motta disse que a diretoria da Federação se sentiu honrada com a visita do ministro e elogiou a atuação de Brizola Neto à frente do Ministério do Trabalho e Emprego.

Memorando
Na ocasião, Brizola Neto atendeu solicitação do secretário adjunto Aparecido Bruzarosco, assinando memorando de entendimento entre o Ministério do Trabalho, o Governo do Estado de São Paulo e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para estabelecimento de um marco de cooperação visando a elaboração, promoção e implementação de uma agenda de trabalho decente no Estado de São Paulo.

A agenda será implementada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em SP, a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho e o escritório da OIT no Brasil. Ela deverá ser articulada de forma coordenada com a agenda nacional do trabalho decente, com o plano nacional do emprego e com a agenda nacional para a juventude.
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...