Nossa pauta de reivindicações da Campanha Unificada Salarial 2013 já está nas mãos do presidente Abram Szajman e da diretoria da Fecomercio SP. Eu mesmo entreguei o documento, acompanhado pela maioria dos dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados, no dia 5 de agosto, na sede da federação patronal.
É uma a pauta ampla, real, com 94 cláusulas econômicas e sociais para ser negociada até a data base, 1º de setembro. As principais reivindicações são: Piso salarial único de R$ 1.214,00, conforme previsto na Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que regulamentou a Profissão de Comerciário; aumento real de 5% mais inflação, anotação do cargo de comerciário na Carteira; PLR; vale refeição; garantia mínima ao comissionista – uma inovação da nossa Campanha.
Com o plenário lotado de sindicalistas comerciários e lideranças patronais, compus a mesa de trabalho com o presidente Szajman, com o diretor patronal Ivo Dall’Ácqua e com o secretário adjunto estadual do Emprego, Aparecido Bruzarosco, comerciário oriundo de Ourinhos. O presidente Szajman se mostrou impressionado com tamanha presença de lideranças comerciárias no ato.
Ao entregar a pauta, ressaltei o respeito com o qual as duas partes têm conduzido as negociações salariais nos últimos anos. Frisei que os itens constantes são reais e que os 2,5 milhões de trabalhadores que representamos têm grande interesse e expectativa nas negociações junto às duas Federações e nas Regionais. Também valorizei a vigência da Lei 12.790. É a primeira Campanha Salarial que vamos discutir já com a profissão regulamentada. Essa conquista fortalece nossas reivindicações.
Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários
Tesoureiro da CNTC
Tesoureiro da Força Sindical
Nenhum comentário:
Postar um comentário