Segundo uma pesquisa do site de empregos Catho, 26,4% dos profissionais não aceitam a primeira proposta de salário quando recebem uma oferta de emprego. O número varia conforme o gênero e a situação no mercado de trabalho.
Dos entrevistados que rejeitaram a primeira proposta salarial, 36,1% são homens empregados e 24,1% mulheres na mesma situação. Os homens desempregados somam 27,6% e as mulheres sem emprego representam 17,4%.
Segundo Luís Testa, diretor de marketing da Catho, as mulheres aceitam mais facilmente as ofertas salariais por múltiplas razões. Uma delas é a competitividade do mercado de trabalho entre gêneros.
De acordo com Testa, a negociação salarial logo no início do trabalho é importante. “O profissional deve saber como está o mercado de trabalho, e se o salário que ele tem ou pretende está na média do oferecido”, afirma o diretor. Segundo ele, a negociação também varia de acordo com a idade, e principalmente com a experiência.
Os dados da pesquisa comprovam: 27,6% dos entrevistados que já tiveram um emprego anterior recusaram a primeira oferta de salário, enquanto apenas 8,6% dos que estão no primeiro trabalho quiseram negociar o valor oferecido.
O levantamento também mostra que a negociação salarial é maior nos cargos mais altos. Do total de entrevistados que não aceitaram a primeira proposta, 62,2% eram diretores; 46,3%, gerentes; 34,2%, coordenadores e supervisores e 25,1% analistas.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário