Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comerciários lançam Frente Parlamentar em SP

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e o presidente Biloti, do Sincomerciários, estarão participando com sindicalistas de todo o Estado do 1º Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, hoje, na Assembleia Legislativa. “São Paulo abre uma série de encontros regionais que vão lançar a Frente nos Estados”, explica Motta. Em termos nacionais, a Frente conta, até agora, com 178 deputados federais e 21 senadores. Na Assembleia de SP já são 21 adesões, computadas até o início da tarde de quarta (2/10).

Em São Paulo, a presidência regional da Frente ficará a cargo do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB/SP). O deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP) coordena a Frente em todo o Brasil e os próximos encontros regionais serão em Fortaleza (25/10), Belo Horizonte (8/11), Goiânia (19/11) e Salvador (29/11).

Suprapartidária
Trata-se de uma iniciativa de caráter associativo e suprapartidário que visa, em termos gerais, representar institucionalmente e encaminhar as diversas demandas dos trabalhadores do setor do comércio.

Este fórum deve atuar como bancada permanente de discussões junto às questões que afetam os comerciários. A pauta mínima traz as seguintes reivindicações:

1) Qualificação profissional,
2) Fim do banco de horas,
3) Redução da jornada semanal de trabalho,
4) Igualdade entre os gêneros,
5) Combate às doenças e aos acidentes ocupacionais.

830 Sindicatos apoiam
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), presidida por Levi Fernandes Pinto, e suas Federações filiadas apoiam a criação da Frente. “Representamos mais de 12 milhões de comerciários no Brasil por meio de 27 Federações, 830 Sindicatos e da nossa Confederação. Essas entidades estão mobilizadas em suas bases. A Fecomerciários, por exemplo, convocou dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados para potencializar o lançamento da Frente em São Paulo”, informa Levi. Juntas, estas 68 entidades representam mais de 2,5 milhões de comerciários no Estado.

Fórum de discussões
Levi, líder nacional dos comerciários, ressalta ainda que a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários configura-se em outro importante marco na trajetória de defesa das causas dos comerciários, após a Regulamentação da Profissão ocorrida em março deste ano. “Desejamos que esta Frente se transforme no grande fórum de discussão, alinhamento e proposição de projetos que venham ao encontro das necessidades, anseios e direitos reais dos comerciários de nosso País”, afirmou.

Regulamentação
Os dirigentes sindicais comerciários entendem que a criação da Frente reforça a aplicação da Lei 12.790, que regulamentou a profissão de comerciário, em 15 de março deste ano, com a sanção da presidenta Dilma Rousseff. “O Congresso e, agora a Assembleia Legislativa paulista, lançam a Frente na hora certa para avançar nas conquistas de direitos para a categoria, como pagamento de PLR e construção de creche aos filhos dos pais comerciários e horário de funcionamento igual à jornada de trabalho”, declara Motta, da Fecomerciários.

Reconhecimento
O deputado Santiago afirma: “Os comerciários geram riquezas e desenvolvimento. Portanto, é mais do que justo que desfrutem deste progresso”, salienta. Ele diz que a formação da Frente não é um ato político e sim um reconhecimento à importância da maior categoria profissional do Brasil, que cresce e se organiza.

Objetivos
A Frente Parlamentar terá como objetivo fortalecer, difundir e potencializar as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores comerciários, a maior categoria profissional do Brasil, um contingente de 12 milhões de trabalhadores.

Metas da Frente:
- Aproximar os trabalhadores do comércio dos parlamentares que abraçam sua defesa,
- Apontar problemas e buscar soluções regionais conjuntamente,
- Estreitar parlamentares e entidades sindicais no diálogo com empregadores,
 - Identificar e defender as principais pautas comerciárias nas regiões,
- Descentralizar as ações da Frente com a proposta de identificar a realidade das relações trabalhistas e buscar o equilíbrio dessas relações entre as partes.
Acesse o Portal da Frente Parlamentar em: www.frentecomerciarios.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...