Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 11 de março de 2014

“Mulher Valorizada...” reúne mil comerciárias, um recorde de participação


Fonte/Foto: Fecomerciários
A 4ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” foi aberta na noite de segunda-feira, 10 de março, batendo um recorde de participação: mais de mil pessoas estiveram no evento, em Praia Grande, Baixada Santista.

Devido às reformas em andamento no Centro de Lazer da Fecomerciários, o encontro está sendo realizado, até esta terça, 11 de março, na Colônia dos Vendedores Viajantes. Lia Marques, coordenadora, deu as boas-vindas às presentes frisando: “Somos guerreiras. Não desistimos das nossas batalhas. Estamos nas ruas bradando por igualdade e reconhecimento. Como somos fortes, já avançamos muito. Afinal, o Brasil hoje é presidido por uma mulher”.

Além da efetiva presença de mulheres de todo o Estado, a grandiosidade do evento também foi constatada pela estrutura montada na quadra poliesportiva da Colônia dos Vendedores Viajantes. Telão central mecanizado, onde a mascote do “Mulher” piscava o olho, ladeada por dois banners que deram um tom de espetáculo à solenidade. E, como se trata de um evento feminino, arranjos de flores decoraram o amplo e elevado palco que permitia plena visão ao público até a última fileira de cadeiras.

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, recebeu, entre outros convidados e convidadas, o presidente da UGT e do Sincomerciários de SP, Ricardo Patah, o atual assessor de esportes da Federação, César Maluco, e a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro.

Avanços da mulher
Todos os pronunciamentos tiveram como tom principal o avanço da mulher na sociedade. Helô Pinheiro disse, em seu depoimento, que mesmo sendo a mulher que divulgou as brasileiras em todo o mundo, por meio da música de Tom e Vinícius, ela tem de batalhar todos os dias para vencer obstáculos.

Patah, por sua vez, destacou a luta unitária dos comerciários, agora potencializada com a filiação em massa dos comerciários do Estado à UGT, “para vencer a violência e a discriminação contra as mulheres, ainda mais nos ambientes de trabalho”. O dirigente citou ainda o sucesso do 8 de Março,   realizado pela Central no último domingo, no Parque do Carmo, Itaquera, com cerca de 50 mil pessoas, entre elas o presidente Motta.

Pela primeira vez Elaine Motta, esposa do presidente da Fecomerciários, compareceu às comemorações da Federação ao Dia Internacional da Mulher. Ela frisou: “Quando eu trabalhava como bancária recebia, pelo Correio, apenas um cartãozinho pelo Dia da Mulher. O que vejo aqui me surpreende, embora eu possa testemunhar que tudo o que o meu marido diz em relação a respeitar a mulher é verdade, porque comprovo isso em casa”.

Emoção
Motta fez um discurso emocionado, citando e solicitando a execução da música “Sexo Frágil”, de Erasmo Carlos. Com as mais de mil mulheres cantando juntos, o presidente discorreu o seguinte pronunciamento:

“Bem-vindas à 4ª edição do “Mulher  Valorizada, Comerciária Fortalecida”. É o maior evento do Brasil que reúne mulheres de uma só categoria! Já passamos de mil inscrições, um recorde de participação.

Quero convidar vocês a comemorarem comigo esta força da mulher ouvindo uma canção. Erasmo Carlos foi muito feliz ao compor está música. Quero dizer que vocês, mulheres, estão longe de ser o sexo frágil. Como diz a música “...eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas...”.

Por isso, hoje, minha esposa Elaine está aqui, participando pela primeira vez do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida.” E eu gostaria de convidar a Elaine para falar sobre sua presença aqui e se ela já havia visto algum evento em comemoração ao 8 de Março semelhante a este. Olha, eu quero dizer que lá em casa somos três homens dependentes e carentes da força da Elaine: Eu, e meus filhos Tassius e Matheus.

A mulher traz em si a benção de gerar a vida. A maternidade é uma dádiva. As mulheres também são donas de um sexto sentido que, para nós, homens, é algo inexplicável, diria que misterioso!

A presença da mulher ultrapassa os limites do corpo! Mulher é corpo, alma e coração. Dizem que se você quiser que alguém fale alguma coisa, peça para um homem. Mas se você quiser que alguém faça alguma coisa, peça para uma mulher. É verdade. As mulheres são de fazer e não falar!

Com sensibilidade à flor da pele, vocês têm avançado em nossa sociedade. Eu poderia citar aqui uma lista imensa de brasileiras que se destacam em suas carreiras profissionais. Fernanda Montenegro, como atriz. Ivete Sangalo, na música. Zilda Arns, renomada médica. Marta, jogadora de futebol.

Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, que nos honra com a sua presença e que, certamente, difundiu a beleza e o charme da brasileira em todo o mundo. Obrigado, Helô, pela presença!

Enfim, mas hoje, nesta 4ª versão do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, quero dizer, sinceramente, que cada uma de vocês são as mulheres mais importantes desta noite e de todo o sindicalismo comerciário do Estado.

Vocês são as nossas estrelas! Vocês são as obras-primas que vão fazer este evento superar as expectativas. As mulheres compõem 60% dos nossos postos de trabalho no comércio. Ocupam 45% de toda mão-de-obra do Brasil. Hoje, 46% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. E as brasileiras representam 53% de todo o eleitorado nacional.

Por nisso, não deixem de votar nas eleições de 5 de outubro. O voto de vocês fará a diferença nas urnas. E votem em candidatos ligados às causas dos trabalhadores porque vocês serão as maiores beneficiadas!

Há muitos outros números que demonstram a importância e o valor feminino na sociedade brasileira. Dos nossos 68 Sindicatos Filiados, 11 são presididos por mulheres. E, aqui, faço questão de registrar: elas estão dando um show de administração.

São elas: Ana Célia, de Caraguatatuba; Rosana, de Fernandópolis; Maria Ramires, de Jales; Nadir, de Venceslau; Rosemeire, de Registro; Regina, de Ribeirão Preto; Michelli, de Rio Pardo; Márcia, de Rio Preto; Nancy, de Sumaré; Lia, de Votuporanga, e Rúbia, de Bauru.

Pela primeira vez em quase 75 anos de fundação, nossa Federação terá uma mulher entre as três vice-presidências: a companheira Lia, de Votuporanga.
Já a companheira Márcia Caldas Fernandes, de Rio Preto, irá comandar a Secretaria da Mulher da nossa Federação.

Este espaço também será ampliado em nossa nova Central Sindical, a União Geral dos Trabalhadores, UGT, presidida pelo companheiro Ricardo Patah, que no domingo comemorou o 8 de Março com 50 mil pessoas na Capital.

Com estas palavras reitero nosso compromisso de estar ao lado das mulheres por avanços. Devemos saudar a Lei Maria da Penha, que pune severamente agressões físicas cometidas contra as mulheres.

Devemos comemorar o primeiro aniversário da Regulamentação da nossa Profissão, no próximo sábado, 15 de março, fazendo valer a normatização da jornada de trabalho em 40 horas semanais.

Você que vive vários papeis numa pessoa só deve ter direito ao lazer, ao estudo, ao convívio familiar. E por que não dizer? Deve ter tempo para namorar!

Devemos ainda lutar para a instalação de creches às mães comerciárias com horário de funcionamento igual aos seus horários de trabalho, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Por tudo que foi dito aqui, quero ressaltar a firmeza, a garra e a determinação da mulher comerciária.

Sei que quando vocês voltarem para as suas casas, seus namorados, noivos ou maridos vão esquecer o ciúme por conta destes dois dias de distância, quando vocês contarem para eles o sucesso deste evento.

Para encerrar, já que abri meu pronunciamento com uma música, vou citar um verso da cantora Rita Lee que diz de modo muito conclusivo: “Por isso, não provoque. É cor de rosa choque”.

Bom evento para todas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...