Fonte: Goodsite c/informações technet.com.br
A barreira entra a vida pessoal e a vida profissional está diminuindo. As redes sociais são parte desse movimento de queda do muro. Por isso, é importante tomar cuidado com o que publica nesses sites, mas também com o que escreve nos seus e-mails e com os portais que visita quando está no trabalho. Não coloque seu emprego em risco.
1 Imagem da Empresa - Pesquisa realizada pela Manpower mostra que 55% das empresas brasileiras controlam o uso de mídias sociais. Não seja ingênuo. Evite posts que possam ter conflito com a empresa onde trabalha. Se você não diria algo para seu chefe, reflita se vale o risco de publicar nas redes sociais. Tenha em mente que o mundo inteiro pode ter acesso ao que escreve e que sua imagem está em jogo.
2 Assuntos Internos - Muito cuidado com a divulgação de questões internas da empresa. Às vezes uma informação banal para você, pode ser valiosa para a concorrência.
4 E-mail corporativo - O e-mail corporativo é para uso estritamente comercial. Nem pense em tratar seus assuntos pessoais nessas mensagens. Fofocas de trabalho ou reclamações em relação ao chefe podem colocar seu emprego em risco.
5 Foco - Evite acessar páginas cujos temas não estão vinculados à sua função. Ninguém é de ferro, mas seja sincero com você mesmo e tenha noção se está abusando.
6 Links Suspeitos - Não coloque o sistema de sua empresa em risco. Programas de compartilhamento de arquivos no trabalho, nem pensar. Nada de clicar em links chamativos, possivelmente maliciosos, ou abrir arquivos recebidos de desconhecidos por e-mails.
7 Diálogo - O diálogo é a melhor opção. As empresas brasileiras estão entre as que mais controlam o uso de meios digitais, por isso é provável que você se depare com proibições. Em vez de buscar alternativas para burlar a regra, considere discutir o assunto com seu chefe.
8 Boas Praticas - Evite falar mal da concorrência nos e-mails corporativos. Essa é uma prática considerada anti-ética.
9 Vocabulário - Cuidado com o vocabulário. Evite palavrões e gírias. Ainda, existe uma grande diferença entre escrever um e-mail com letra maiúscula e minúscula. Lembre-se que letras grandes dão a impressão que a pessoa está gritando, o que pode ser mal-educado.
10 Mensagens Instantâneas - Faça uso ponderado de sistemas de mensagem instantânea mesmo que internamente. Se outras pessoas percebem que você está o tempo todo teclando com o seu colega da frente, é provável que desconfiem de segredos ou conchavos. Evite chamar a atenção das pessoas quando elas estiverem no modo ocupado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário