Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 12 de maio de 2015

O óbvio que faz a diferença na busca de uma vaga de emprego

Fonte: Portal Dicas Profissionais/Silvana Zugaib*
Muitas vezes acreditamos que uma determinada orientação seja desnecessária de tão óbvia que ela é e, com isso, acabamos errando em nossas esbarramos em posturas que nos levam ao fracasso. Isso pode acontecer, por exemplo, durante a procura de emprego, desde a entrega de currículos, passando pelas etapas do processo seletivo e culminando na entrevista.

A obviedade de certas informações não pode ser analisada como irrelevante, mas sim como um reforço das orientações que por vezes já foram ouvidas por aqueles que estão na busca do primeiro emprego ou em uma recolocação no mercado de trabalho.

Falando em roupa, por exemplo. Você já deve ter ouvido falar que a escolha da roupa tem que estar mais próxima do perfil da vaga, ou seja, se a vaga é para trabalhar em uma surf shop é inadequado que você se apresente de camisa social e gravata, que será ideal se a vaga oferecida for para um setor administrativo. Evitar usar camisetas de time ou com propaganda e bonés também é outra postura desaconselhável.

Para as mulheres a escolha de roupas em tons claros e sem apelação, como decotes e fendas também é o ideal, assim como a escolha de uma maquiagem leve e adornos não chamativos.


Essas e algumas outras dicas óbvias são importantes de serem seguidas, como:
– Manter cabelo limpo e penteado
– Manter unhas limpas e bem tratadas
– Trajar roupas limpas e bem cuidadas
– Não mascar chicletes
– Não falar nem muito alto, nem muito baixo.
– Evitar o aperto de mão “quebra-ossos”
– Ser simpático com todos, desde o porteiro ao entrevistador
– Desligar o celular durante a entrevista.

Como se pode ver, todas essas colocações são realmente óbvias, mas se deixadas de lado podem ser um ponto negativo para o avanço do seu processo seletivo.

*Silvana Zugaib é Educadora, Coach de Carreira com foco em Carreira e Primeiro Emprego. Sócia da Z/Training Desenvolvimento Humano, tem 20 anos de vivência profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...