Info Comerciário 196/2019

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Fecomerciários rejeita aditamento à Convenção proposto pelo IDV


Fonte/Foto: Fecomeciários
Dia 11 de outubro, terça, aconteceu a primeira reunião entre a Fecomerciários e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). O encontro aconteceu na Capital paulista e contou com a presença de dirigentes da maioria dos Sindicatos Filiados à Federação, incluindo o presidente Biloti, que compuseram a plenária ao lado de executivos das grandes redes do comércio varejista: Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Riachuelo e Marisa, entre outros.

Os participantes da reunião, agendada pelo IDV, foram recepcionados por Marcelo Silva (Magazine Luiza) e Fabíola Xavier (IDV). Com eles, formaram a mesa de trabalhos o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah.

O denominado “Encontro com os Presidentes” teve como pauta uma reivindicação patronal rechaçada pelos dirigentes sindicais comerciários. O presidente Motta explica. “Ao alegar recessão e, para evitar demissões, o IDV nos solicitou um aditamento à Convenção já assinada, em setembro, com a FecomercioSP e sindicatos patronais, para pagar apenas 80% dos 9,62% de reajuste salarial. O repúdio foi total entre os nossos Sindicatos”.

Motta e Patah
Motta ressaltou que o movimento sindical comerciário do Estado de São Paulo é aberto ao diálogo. Portanto, cada caso tem ser discutido com os respectivos Sindicatos em suas bases. “Não aceitamos retirar ganho salarial do trabalhador. Há outras saídas, como desoneração da folha de pagamento e reforma tributária”, frisou Motta.

Patah, por sua vez, valorizou a parceria dos comerciários com o IDV, mas reconheceu que o mesmo “não é o fórum adequado” para esta discussão. “Já fechamos a Convenção com a Federação patronal, negociadora do setor. Diante de problemas individuais das empresas, nós podemos sentar e discutir, desde que todo e qualquer encaminhamento seja submetido à categoria por meio de assembleias”.

Inaceitável
A proposta do IDV gerou manifestações contrárias dos sindicalistas comerciários presentes. O presidente do Sincomerciários de Taubaté, Carlos Dionísio de Morais, resumiu, em sua colocação, a opinião dos demais. “Acabamos de sair do 25º Congresso Sindical Comerciário, cujo tema principal foi ‘Unidos por Emprego, Salário e Direitos’. Nas deliberações, consta a nossa posição unitária contra o repasse dos ônus da crise para os comerciários. Portanto, a proposta do IDV de instituir junto às empresas do seu grupo, em todo o Estado, o pagamento de 80% dos 9,62% de reajuste salarial já conquistados, é absurda e inaceitável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...