Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Pesquisa confirma poder do abraço para melhorar quem vai mal

Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, comprova o que nós brasileiros já sabemos: o abraço tem superpoderes! Ganhar um abraço sincero está diretamente associado a diminuição do mau humor em dias ruins, quando brigamos, ou temos uma discussão com alguém.

Os pesquisadores entrevistaram homens e mulheres, durante 14 noites e descobriram que houve uma relação entre receber um abraço e o aumento de sentimentos positivos e diminuição de sentimentos negativos.

Além disso, quem foi abraçado teve uma propensão a ter menos sentimentos negativos também no dia seguinte ao conflito. Em todos os casos, o abraço foi um antídoto aos sentimentos negativos, e melhorou o dia de quem foi abraçado. Ele libera uma substância chamada oxitocina, também conhecida como o hormônio do bem-estar, que aumenta a felicidade geral da pessoa.

A pesquisa
A pesquisa diz que “A teoria de que o toque interpessoal – abraço ou aperto de mãos – melhora o bem-estar, agindo como um amortecedor geral de estresse, tem recebido uma quantidade razoável de apoio empírico”.


Quando expostas a estresse laboratorial, pessoas abraçadas por parceiros românticos relatam menos sofrimento e mostram redução da reatividade cardiovascular secreção de cortisol e ativação de regiões cerebrais associadas a ameaça emocional e comportamental. Mas não isso também pode acontecer quando se é abraçado por amigos, parentes e estranhos.

No estudo que examinou a ativação de regiões cerebrais associadas à ameaça [medo, pânico], em pessoas expostas a estresse laboratorial, as que foram abraçadas por um estranho em vez de seu parceiro também mostraram ativação neural menor.

Amortecedor de estresse
A pesquisa diz que há razões para acreditar que o abraço “pode ser um amortecedor particularmente eficaz do conflito interpessoal” Ele contribui para a saúde e o bem-estar, porque conflitos com outros estão associados a uma ampla gama problemas como sofrimento psicológico, desregulação de sistemas fisiológicos e aumento do risco de doenças psiquiátricas como suicídio e causas de doenças físicas também. Os cientistas chegaram à conclusão que o abraço pode proteger as pessoas que passam por isso e promover processos interpessoais positivos, que transmitem cuidado e a inclusão.

“Em particular, o toque interpessoal está associado ao aumento da segurança do apego, maior apoio percebido pelo parceiro, maior intimidade, maior satisfação no relacionamento e mais fácil resolução de conflitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...