Como parte da programação do Fórum Social Mundial Temático, o presidente Biloti, na companhia de comerciários de todo o Brasil, participou do Encontro do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV), nesta quarta-feira (30/1), no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/Poa).
Na presença de aproximadamente de 60 pessoas, a mesa dos trabalhos foi composta por Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários; Luiz Carlos Barbosa, tesoureiro do Sindec/Poa; Dionísio Mazui, secretário de organização das executivas regionais da Força Sindical RS; João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral nacional da Força Sindical; Ivone Simas, presidente do Sindicato dos Comerciários de Guaíba e secretária da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (FETRACOS); Idelmar da Mota Lima, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Mato Grosso do Sul (MS) e presidente da Força Sindical MS; e Edson Geraldo Garcia, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Goiás/Tocantins.
Entre os assuntos em pauta, o apontamento de dúvidas e problemas que os Sindicatos enfrentam no país e a proposta de soluções. Os presentes também ressaltaram as bandeiras de luta, como o trabalho decente, trabalho aos domingos e feriados, fim da jornada excessiva de trabalho, entre outros.
O presidente Motta, coordenador do SENTRACOMSERV, destacou as conquistas alcançadas, entre elas a Regulamentação da Profissão de Comerciário, que está contando com o importante apoio do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical: “Para continuarmos lutando pelos direitos dos trabalhadores, precisamos participar do Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá na Estância Balneário Praia Grande, nos dias 24, 25 e 26 de julho. É importante a participação da categoria comerciária de todos os estados para reivindicar nossos direitos e assim serem encaminhados para o Congresso Nacional”.
Juruna direcionou a atenção de todos para a Marcha a Brasília das Centrais Sindicais, que acontecerá no dia 6/3. “Vamos nos unir e realizar uma grande manifestação para que o governo federal abra um diálogo e a presidente Dilma Rousseff comece a ouvir os projetos das Centrais”, disse.
Intercâmbio
O presidente do Sindec/Poa e secretário nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza da Silva, o Neco, falou sobre a participação na UNI Américas e um intercâmbio entre a China e o Brasil. “Queremos fortalecer cada vez mais nossa categoria em nível nacional e internacional”, comemorou.
Fonte: Fecomerciários
Nenhum comentário:
Postar um comentário