Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Biloti encerra o 3º Seminário de Funcionários de Entidades Sindicais Comerciárias


Representando o presidente Motta, Biloti encerrou o Seminário de Funcionários, conversando com uma platéia de cerca de 300 pessoas, na qual se destacaram as mulheres. Ele agradeceu a presença dos participantes e palestrantes, lembrando que os funcionários são o importante elo de ligação entre os sindicalistas e a categoria, no dia a dia.


Duas palestras prenderam a atenção da platéia no 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias, na tarde do dia 21 de maio, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP. Os professores Paulo José de Lara Dante, coordenador do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários, e Gaudêncio Torquato, especialista em Comunicação Organizacional, enfatizaram o Trabalho Decente e a Comunicação.

Trabalho Decente
Com o tema “A atuação da Fecomerciários na conquista pelo Trabalho Decente”, Paulo Dante explicou as formas de humanização dentro dos Sindicatos e estabeleceu um conceito de visão e ação, que é o de ver, sentir e agir. Segundo ele, exercitando esses sentidos as pessoas poderão exercer qualquer atividade social.


Em sua fala, o professor também frisou que o mais importante é fazer a diferença. “Não existe alegria maior, nem maior recompensa, do que fazer a diferença na vida de alguém. Aqui temos que aprender a fazer a diferença”, disse. Outro ponto destacado por ele foi a ação que envolve a responsabilidade social, pois exige um trabalho em equipe. “Só juntos podemos solucionar os grandes problemas e adquirir responsabilidade social. Uma das nossas maiores lutas é combater o trabalho infantil, pois a criança precisa estudar. Sempre acreditei na educação, educar é fazer justiça social. Precisamos fazer a diferença, ter o comprometimento, e união”, finalizou.

Comunicação
Em sua palestra, Gaudêncio Torquato esclareceu a importância da comunicação na entidade sindical. Com o tema “A comunicação como estratégia de construção da imagem e identidade sindical”, ele mostrou como a comunicação é fundamental para a sobrevivência da organização sindical. “Os dirigentes sindicais devem estabelecer o que querem, a eficácia da comunicação depende da clara definição de objetivos, capacidade de codificação e expressão”, ressaltou.

O professor também destacou o desafio do Sindicato de construir sua identidade, que envolve a sua história, seus funcionários, e passar essa imagem para público. Caso haja uma distorção do entendimento, pode ser que a imagem seja danificada. “A imagem deve se ajustar à identidade, pois é por meio dela que mostra o que a entidade é na verdade. O Sindicato deve ser bem percebido, criar atenção, provocar reação emotiva de interesse, ser bem apreendido, bem avaliado, despertar atitudes positivas, gerar engajamento, ganhar confiança”, concluiu.

Para finalizar, o especialista explicou como a comunicação deve ser organizada e que ela deve ser considerada como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do Sindicato.

Encerramento
Após o término das palestras, o presidente do Sincomerciários de Santos, Arnaldo Azevedo Biloti, representando o presidente MOTTA, da Fecomerciários, e Gilda Soares, assessora da Federação, agradeceram os palestrantes e os presentes e encerraram o evento. Antes, deixaram a mensagem de que a expectativa da Fecomerciários é renovar, apoiar o progresso, fazer com que os funcionários sejam diferenciados no sentido de melhorar cada vez mais.
Fonte: Fecomerciários

Leia:
Seminário para dirigentes e funcionários dos Sindicatos
3º Seminário dos Funcionários de Entidades Sindicais
Palestras movimentam Seminário dos Funcionários da fecomerciários e Filiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...