Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Embaixadora do Brasil na Suíça recebe MOTTA e líderes das centrais sindicais

A embaixadora do Brasil na Suíça, Maria Nazareth F. Azevêdo, recebeu dia 5/6, na sede da Embaixada em Genebra, o presidente MOTTA, da Fecomerciários, e os delegados das centrais sindicais brasileiras para discutir sobre a participação das comissões de trabalho na 102ª Conferência da OIT que acontece até dia 20 de junho.

Maria Nazareth estava acompanhada da Maria Luiza Escorel de Morais, ministra conselheira da Missão Permanente do Brasil em Genebra. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre eles dirigentes da CNTC: o presidente Levi Fernandes Pinto e o diretor Lourival Figueiredo, que fazem parte da delegação da Força Sindical.

Todos os dirigentes falaram com a embaixadora sobre os interesses das centrais e de suas categorias para que sejam tomadas medidas visando a defesa dos direitos dos trabalhadores e ampliação dos benefícios.

Regulamentação e Trabalho Decente
O presidente MOTTA, que também é tesoureiro da Força Sindical, agradeceu o convite para participar do encontro com a embaixadora e enfatizou a vitoriosa luta pela Regulamentação da Categoria Comerciária, que virou lei recentemente. Também falou sobre a luta da Força e da Federação pelo Trabalho Decente e que busca ações visando melhorar as condições de trabalho dos empregados no comércio. E ainda entregou um exemplar da revista Repórter Fecomerciários referente à Conferência.

Políticas sociais
A embaixadora Maria Nazareth disse: “É muito importante ouvir todos para que as delegações se conheçam e esse é um exercício de diálogo social”. E mostrou o que o Brasil representa fora de suas fronteiras. “Nossas políticas sociais são exemplos para muitos países, nosso país já teve progresso na área social e isso é bem visto no exterior”.

Maria Nazareth também anunciou que esta é a última Conferência da OIT em que participa como embaixadora. “É bom saber que nesta Conferência o diálogo é muito importante, trata-se de um ponto positivo”, enfatizou.

Abertura da Conferência
Cerca de 5 mil delegados representando governos, empregadores e trabalhadores dos 185 Estados-membros da OIT participam do evento. Durante as duas semanas da Conferência, os delegados discutirão uma grande variedade de questões, incluindo emprego e proteção social em um mundo em processo de envelhecimento, crescimento e progresso social, trabalho infantil doméstico, situação em Mianmar, fortalecimento do diálogo social entre governos, empregadores e trabalhadores e a promoção de empregos verdes e decentes.

Durante discurso de abertura oficial da Conferência, Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, alertou que o mundo do trabalho está sendo transformado mais rapidamente e mais profundamente do que nunca por mudanças demográficas e tecnológicas, crescente desigualdade, pobreza e a lenta recuperação econômica. Para ele, essas questões representam desafios para alcançar o objetivo de um trabalho decente para todos.  

"A questão mais importante, que todos fazem em todas as partes e com urgência crescente e, às vezes com alarme, é ‘de onde estão vindo os empregos?’ E é mais frequentemente uma pergunta dirigida à situação dos nossos jovens”, disse o diretor-geral da OIT.
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...