Info Comerciário 196/2019

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Seminário Internacional - Sindicalismo Contemporâneo


Washington, Márcio, Valter e Paulinho, diretores do Sincomerciários BS, estão participando hoje e amanhã (28/29-abr) do seminário internacional “Sindicalismo Contemporâneo: 1º de maio – uma nova visão para o Movimento Sindical Brasileiro”, uma atividade que também comemora o Dia do Trabalho.


O evento promovido pela UGT, visa promover uma reflexão sobre a luta da classe trabalhadora e o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, vai até dia 29 no Novotel Center Norte, na Capital paulista.

Com o auditório lotado, o seminário contou com a presença de mais de mil dirigentes e assessores sindicais de diversas categorias profissionais, de diversos Estados, além de autoridades políticas e representantes de setores da sociedade. Vários dirigentes comerciários, sob a liderança do presidente Luiz Carlos Motta, da Fecomerciários, prestigiaram o evento.


Participaram da mesa de abertura muitas autoridades como o ministro do trabalho Manuel Dias; o senador Eduardo Suplicy; deputados federais deputados estaduais, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos MOTTA, entre muitos outros sindicalistas.

Segundo o ministro do Trabalho, Manuel Dias, este evento promovido pela UGT e a UNICAMP é fundamental, pois na medida em que avança a tecnologia e inovação, os trabalhadores não podem ser prejudicados, pois a precarização vem junto com isso e esse tipo de discussão cria uma resistência e uma nova proposta para as relações de trabalho. "Esses eventos precisam ser acompanhados do conhecimento, para se capacitar e qualificar para poder impedir a alegação de que a inovação é inevitável e, com isso, se precarize o trabalho".

O seminário terá seis mesas de debates: Trabalho no capitalismo contemporâneo; Trabalho e desigualdades; Movimentos sociais; Sindicalismo no capitalismo contemporâneo; Tendências das relações de trabalho e impactos na organização sindical; Sociedade, economia e trabalho: a visão dos trabalhadores.

Vítimas de acidentes de trabalho
Durante o seminário, a UGT reservou um espaço destinado a lembrar os trabalhadores e trabalhadoras que foram vítimas de acidentes de trabalho. A data lembrada neste dia 28 é um momento de reflexão e fortalecimento da luta das entidades sindicais que desenvolvem diversas ações pelo "Fim das Mortes no Trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...