Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fipe lança site com informações sobre mercado de trabalho

Fonte: Fecomerciários c/informações Extra-RJ
No dia 12 de novembro, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai lançar o site www.salarios.org.br. A plataforma reunirá o acompanhamento das negociações coletivas de diversas categorias profissionais, os salários iniciais pagos pelas empresas e a evolução da folha de salários, com os aumentos que o trabalhador recebe.

— É um site que vai oferecer informações importantes sobre mercado de trabalho, que hoje não estão facilmente disponíveis — afirma Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do projeto. 

Segundo ele, o empregado poderá saber, pelo site, como está a negociação de seu sindicato em relação ao piso salarial de sua categoria e poderá comparar o valor com os de outros trabalhadores.

— Isso balizará o que o sindicato vai pedir. Haverá uma referência, para não pedir um reajuste nem alto nem baixo. Para as empresas, é importante, porque vai permitir comparar os aumentos. E os analistas econômicos saberão se os reajustes foram muito altos, o que poderá ter impacto no mercado, elevando a inflação — explica.

Entre os dados disponíveis, estarão o valor médio dos reajustes e a existência de um teto para a aplicação dos aumentos. A ferramenta permitirá até pesquisar o salário médio de admissão dos últimos seis meses, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...