Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Motta fala sobre regulamentação da profissão em conferência da UNI Américas no Uruguai


O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV), participa, como delegado, da 3ª Conferência Regional da UNI Américas, que acontece desta quarta até sexta-feira (5 a 7/12) em Montevidéu, no Uruguai. Outro delegado comerciário no evento é Nilton Neco, secretário do SENTRACOMSERV.

Durante o evento, o presidente Motta fez um relato detalhado da importância do reconhecimento da profissão de comerciário, na presença de representantes da Américas, incluindo Canadá, México e Estados Unidos, mostrando que o projeto de regulamentação já foi aprovado no Senado e Câmara dos Deputados e que voltou a ser analisado pelos senadores antes de ir para sanção presidencial.


Com o tema “Rompendo Barreiras”, a conferência se organiza em cima de três assuntos principais de luta da UNI Américas:

- Defesa de sindicatos fortes nas empresas multinacionais: serão discutidas campanhas orientadas a que essas empresas respeitem as normas de responsabilidade social e de os trabalhadores conquistarem o direito de sindicalização e de formarem sindicatos sem medo de intimidação.

- Defesa do crescimento sindical: nessa sessão, serão debatidos as ações que a UNI Américas e suas afiliadas realizam para desenvolver sindicatos diante do crescente avanço do setor de serviços, que está transformando a economia e criando um novo mercado, uma nova força de trabalho e novos requisitos de qualificação profissional; o desafio é levar a mensagem sindical a essa nova força de trabalho.

- Defesa do desenvolvimento sustentado e negociação coletiva: o objetivo dessa sessão é refletir sobre como conciliar desenvolvimento sustentado com trabalho digno e estrutura para negociações coletivas no continente americano que passa por profundas mudanças econômicas.

Além de Motta e Neco, participam da conferência os seguintes líderes sindicais comerciários: Márcia Caldas Fernandes (São José do Rio Preto), Oscar Gonçalves (Ribeirão Preto), Rosemeire Lara dos Santos (Registro), Ademir Lauriberto Ferreira (São Carlos), o presidente do Sincomerciários BS, Arnaldo Azevedo Biloti.

Por sua vez, João Peres Fuentes, presidente do Sincomerciários de Bragança Paulista, e Jefferson Tiago da Silva, secretário da Juventude da Força Sindical, representam a Central na Conferência da Juventude da UNI Américas, que acontece nos dias 7 e 8 deste mês, também em Montevidéu.
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...