Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Seminário "Caminhos para Agenda de Emprego Decente do Estado de SP"

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de SP - SERT promove em Santos, nos dias 23 e 24 de abril, o evento Caminhos para Agenda de Emprego Decente do Estado de São Paulo, desenvolvido em parceria com a FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

O projeto objetiva elaborar uma agenda estadual a partir do levantamento das demandas das regiões administrativas paulistas. O seminário, que faz parte de uma série de 16 eventos, iniciados no começo do mês de abril e estendendo-se até outubro, que oferece oficinas temáticas para a discussão de demandas em âmbito estadual e, depois, por região do Estado de São Paulo e ao final deverão refletir o entendimento do governo do Estado de São Paulo na busca efetiva de melhores condições de trabalho para todos os cidadãos.

O presidente Biloti participa desta etapa como debatedor, discorrendo sobre o tema do Trabalho Decente, repartindo sua larga experiência como sindicalista que batalha pelos direitos fundamentais do trabalhador, pela proteção social e fortalecimento do diálogo entre poder público, capital e trabalho. 

Doenças do trabalho matam 2 milhões por ano no mundo


Agência Brasil  - Carolina Sarres

Edição: Carolina Pimentel
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados hoje (23), apontam 2,3 milhões de mortes, por ano, que têm algum tipo de ligação com a atividade que o trabalhador exerce. No relatório A Prevenção das Enfermidades Profissionais, cerca de 2 milhões de mortes são devido ao desenvolvimento de enfermidades e 321 mil são resultado de acidentes – cerca de uma morte por acidente para cada seis mortes por doença.


No Brasil, de acordo com o último acompanhamento mensal de benefícios da Previdência, de fevereiro de 2013, o pagamento do benefício por acidente de trabalho e do auxílio-doença segue uma dinâmica semelhante. A cada sete benefícios concedidos por afastamento por doença relacionada ao trabalho, um é pago por acidente.

Atividades vão marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho



A Força Sindical, sindicatos, federações e confederações, realizarão uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril). 

Os números continuam expressivos: 2.884 mortes no trabalho, 711.164 acidentes de trabalho e 14.811 incapacidades permanentes. As ações serão desenvolvidas nos dias 24 e 26 de abril.

Para Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical, “o dia 28 de abril é um dia de reflexão; a saúde do trabalhador é um direito humano fundamental. Fazer reflexão neste dia é entender que os trabalhadores que produzem as riquezas deste país têm como direito constitucional o trabalho, mas esta atividade deve se desenvolver em condições justas e favoráveis”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...