.

.

Info Comerciário 195/2019

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mulheres e negros somam 60% dos desempregados

O bom desempenho do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos expôs um grave problema: a existência de um grupo de pessoas que dificilmente consegue uma vaga, mesmo quando as taxas de desemprego são as menores da história, em patamares próximos a 6% (pelos cálculos do IBGE), como vem ocorrendo no Brasil nos últimos dois anos. Segundo especialistas, para esse grupo, se o emprego é difícil quando o quadro é favorável no mercado de trabalho, a situação se torna ainda mais crítica quando a perda de fôlego na economia começa a se refletir na geração de vagas, como está acontecendo agora.

Estudo feito pelo Dieese, a pedido do GLOBO, mostra que mulheres e negros, que já são a maioria entre todos os desempregados, são ainda mais numerosos entre os que buscam vaga há mais de um ano. Entre os trabalhadores que procura emprego há menos de um ano, 53,9% são mulheres e 53,3%, negros. Essas fatias sobem para 63,2% e 60,6% entre os que estão desempregados há mais de um ano.

Quanto menor a taxa geral de desemprego, mais numerosos são negros e mulheres entre os desempregados de longo prazo. Segundo o Diesse, em 1999, quando a taxa de desemprego pela instituição era perto de 20%, negros e mulheres eram cerca de metade dos trabalhadores sem emprego há mais de um ano. Em 2012, quando a taxa de desocupação foi de 10,5%, nas contas do Dieese, eles superavam 60% dos desempregados de longo prazo.

Segundo o estudo do Dieese, quando se considera a escolaridade, trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto são a maior parcela: 46,2% dos que estão há muito tempo desempregados.

Fonte: O Globo/CNTC

Catanduva e Matão vão disputar a final da 6ª Copa de Futsal da Federação

As equipes de Catanduva e Matão vão se enfrentar na acirrada disputa pelo Troféu Luiz Carlos Motta na final da 6ª Copa Estadual de Futsal da Fecomerciários, que acontece dia 24 de agosto, sábado, às 17h, no Ginásio Falcão, em Praia Grande/SP. Itapeva e Santos vão  em busca do 3º lugar.

A semifinal do torneio aconteceu na manhã de domingo (18/8), no Sesc Piracicaba. Matão venceu Itapeva por 2 a 1 e Catanduva venceu Santos por 8 a 2. A arbitragem foi da Federação Paulista de Futsal. Na torcida, além das bandeiras com as cores dos seus respectivos times, estavam comerciários de vários Sindicatos Filiados à Federação que foram prestigiar os jogos. 

Direito do Trabalho: Segurança

Fonte: Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...