Info Comerciário 196/2019

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Emoção e gols no atacado!

Fonte: Expresso Popular - Regis Querino
Competição do Sindicato dos Empregados no Comércio da região é aberta em grande estilo

Dois jogos na noite de 06/10 abriram o Campeonato de Futsal do Sindicato dos Empregados no Comercio de Santos e Região, que reúne dez equipes e vai até o final deste mês, com rodadas no ginásio da entidade, na Encruzilhada, em Santos.

“O campeonato é uma tradição do sindicato e serve como uma grande confraternização dos empregados no comércio”, disse o diretor do sindicato, Rui Guidolin.

O destaque ontem foi a Danka Sports/Mercado R7, que bateu a Comeri por 9 a 4. No outro jogo, Doutor do Sono 4x4 Lojas Cem/Praia Grande. Nos pênaltis, o Doutor do Sono venceu por 4 a 3.

O Danka/Mercado R7 tem no elenco cinco jogadores que atuam juntos há oito anos. E ontem, coincidentemente, dois dos cinco estiveram em quadra e foram os protagonistas: o pivô Daniel Lapetina, com 5 gols, e Diogo Chulapa, autor de 4.

“A gente já vem disputando o campeonato há três anos como Danka, de Praia Grande. Antes a gente jogava por vários times, principalmente pela Kalan Calçados, onde fomos pentacampeões. Então resolvemos fazer a fusão com o Mercado R7, de São Vicente”, disse Daniel.

Apesar da boa vitória, o pivô descartou o favoritismo. “Ano passado a gente não fez uma participação legal, ficamos em terceiro. O campeonato é forte, vamos jogar jogo a jogo, porque lá dentro é que se ganha”.

Quem vê a desenvoltura de Daniel em quadra nem diz que ele pesa 113 quilos. Habilidoso e rápido, o pivô projeta dar mais uma afinada. “Até o final do campeonato dá pra diminuir mais um pouquinho”, disse, bem-humorado.

Dia 7/10  pela segunda rodada, acontecem mais dois jogos: às 19h45, Lojas Cem/São Vicente x Supermercado Pirâmide e às 20h45, Tênis Bar x Mercado Atacadista.

Pauta antitrabalhista e autorregulamentação sindical despertam atenção no 25º Congresso

A terceira palestra do 25º Congresso Sindical Comerciário ministrada nesta quinta, 6 de outubro, tratou sobre o tema “Enfrentamento da pauta antitrabalhista” e foi conduzida pelo analista político e diretor do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz. De maneira didática e aprofundada, o palestrante discorreu sobre um dos temas que, atualmente, mais preocupam os trabalhadores do País e ‘prendeu’ a atenção dos cerca de mil participantes. Ele afirmou: “A unidade de ação é fundamental para o enfrentamento da pauta antitrabalhista. É importante que todo mundo olhe na mesma direção”.

Na sequência, o tema abordado foi “Encaminhamentos da autorregulamentação sindical”, a cargo de Lourival Figueiredo Melo, presidente da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), e Francisco Gérson Marques de Lima, doutor, professor da Universidade Federal do Ceará e procurador regional do Trabalho/MPT-7ª Região.  Lourival defendeu a autorregulamentação sindical, para afastar as intervenções da Justiça e do Ministério Público no movimento sindical.

O 25º Congresso Sindical é uma realização da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e dos Sindicatos Filiados. O evento, que teve início na noite da quarta, 5 de outubro, será encerrado nesta sexta, 7, em Mogi das Cruzes, com duas palestras e a aprovação das deliberações que vão nortear o movimento sindical comerciário em todo o Estado de São Paulo até o próximo Congresso, o 26º.

Sindicatos precisam ampliar a defesa das práticas antissindicais

Fonte: Fecomerciários
A consultora jurídica Zilmara David de Alencar, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Nacional, abriu o primeiro dia de palestras do 25º Congresso Sindical Comerciário, na manhã de 6 de outubro, com um tema muito discutido no meio sindical: “Prática antissindical e a representatividade do trabalhador”.  Ela disse que a própria expressão de prática antissindical nos induz a erro, uma diferença conceitual entre prática e conduta. “Pensamos apenas nessas práticas quando nos deparamos com trabalho escravo, mas nos esquecemos de pequenas coisas restritivas que também são, como trabalho degradante, falta de locais adequados para trabalho, falta de banheiros e outras restrições que tanto prejudicam os trabalhadores”.

Na segunda palestra do dia, o tema foi “Custeio sindical: mobilizar para preservar”, defendido por Vicente da Silva, 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Roberto Santiago, vice-presidente da UGT. Vicente disse que o momento é de reflexão para os dirigentes sindicais, cujas entidades são responsáveis pelo bem-estar dos trabalhadores. Hoje, segundo ele, há sérias ameaças ao custeio das entidades, que ficariam sem recursos para atender as necessidades de suas categorias.

Eleições ampliam campo de defesa da categoria nas Câmaras e Prefeituras paulistas



A eleição de dirigentes sindicais comerciários e demais candidatos alinhados às causas trabalhistas, nas eleições municiais de 2 de outubro, ampliaram o campo de defesa da categoria nas Câmaras Municipais e nas Prefeituras paulistas. Na abertura do 25º Congresso Sindical Comerciário, quarta-feira, 5 de outubro, em Mogi das Cruzes, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, anunciou a “apuração” inicial do desempenho da “Corrente Comerciária”, movimento nascido na Federação e nos Sindicatos Filiados visando ampliar a participação de comerciários nos legislativos e executivos municipais. Os primeiros resultados dão conta que, entre 280 candidaturas, o movimento político da Federação elegeu 90 vereadores, 15 prefeitos e 2 vice-prefeitos em todo o Estado.

Novidades
O presidente Motta anunciou duas novidades aos congressistas. A primeira: a UGT São Paulo, que ele preside, vai começar a funcionar em breve, para reforçar ainda mais a luta da Central Nacional em defesa dos trabalhadores comerciários e de outras categorias no Estado; a segunda: as obras das futuras instalações do parque aquático no Centro de Lazer da Fecomerciários, em Avaré, estão a todo vapor, será inaugurado em outubro de 2017, mês do Comerciário, e é destinado ao lazer da família dos trabalhadores no comércio de todo o Estado

O empregador é obrigado a dar o intervalo de almoço para seus empregados?

Fonte: Jusbrasil
Nos trabalhos contínuos, cujo a jornada seja superior a 6 horas diárias, o Empregador é obrigado a dar um intervalo mínimo de 1 hora de almoço para seus empregados.

Já nos trabalhos que não excedam 6 horas diárias, o Empregador é obrigado a dar um intervalo mínimo de 15 minutos aos seus empregados quando a duração do trabalho ultrapassar 4 horas.
Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas. § 1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas. Artigo 71CLT.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...