Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aumento da escolaridade do brasileiro começa a mudar perfil do eleitor

Fonte: Agência Brasil/Ana Cristina Campos
Se antes era prática comum prometer cestas básicas, emprego ou tratamento médico em troca de votos para conquistar um mandato, com o aumento da escolaridade do eleitor brasileiro essas propostas começam a perder espaço para um voto de mais qualidade. Para especialistas, há um novo eleitor em construção e a melhora no nível educacional pode se transformar em mais consciência política no médio prazo.

Apesar de a maior parte dos eleitores ainda ter baixa escolaridade, houve aumento no número de pessoas com superior completo e incompleto e ensino médio completo e incompleto. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que dos 142,8 milhões de eleitores aptos a votar no pleito de outubro, 5,6% (8 milhões) terminaram a graduação - 2,8 milhões de pessoas a mais que nas eleições de 2010. 

O número de pessoas com superior incompleto também subiu em relação a 2010 – aumentou em 1,5 milhão, passando de 2,7% para 3,6%. O número de cidadãos com ensino médio completo aumentou em 5,9 milhões de pessoas, de 13,1% para 16,6%. Já o número de eleitores com ensino médio incompleto teve um incremento de 1,8 milhão, de 18,9% para 19,2%.

Biloti coordena o VII Congresso de Advogados da Fecomerciários


A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo promove nos dias 8 e 9 de agosto o VII Congresso dos Advogados de Entidades Sindicais Comerciárias, no seu Centro de Lazer em Praia Grande, Baixada Santista. O tema central da edição 2014 é “Dinamismo jurídico e o sindicalismo no setor comerciário”. Público-alvo do evento: dirigentes sindicais, advogados, e funcionários das áreas de homologação e jurídica de entidades sindicais.

Já confirmaram presença na abertura do evento: presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Antônio Barros Levenhagen, que será um dos palestrantes; desembargador Luiz Cândido Martins Sotero da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas; juiz titular da Vara do Trabalho de Ubatuba, Dr. Luis Fernando Lupato, entre outros renomados juristas. 


Julgamento de terceirização pelo STF causa expectativa no sindicalismo

A polêmica sobre a análise, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ações relacionadas à terceirização mobiliza as atenções do movimento sindical.

É a primeira vez que ações de terceirizações serão analisadas no STF e o setor empresarial joga pesado em prol da terceirização indiscriminada, que terá como consequência a precarização do trabalho. 

Antônio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, (DIAP), afirma: “Terceirização é matéria para a Justiça do Trabalho”. E diz mais: “Como no Congresso não prosperou a tese do setor empresarial, eles partiram para o Supremo”.

O advogado José Carlos Arouca, assessor sindical e ex-juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), não considera o STF o foro adequado para decisões sobre o tema. “Isso é assunto para o Legislativo. O que o STF poderia fazer é determinar aos parlamentares a aceleração de um processo para construir uma lei definitiva, e que não lese o trabalhador”, sugere.
Fonte: Ag. Sindical

Biloti participa da VII copa de Futsal Fecomerciários. Foi uma Festa!

O time de São Paulo venceu a final da 7ª Copa de Futsal da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo por 5 a 2. 

A emocionante disputa realizada na tarde de 2 de agosto com a equipe de Catanduva teve o pontapé inicial dado por Serginho Chulapa, ídolo do São Paulo e Santos, o ex-jogador da seleção brasileira, homenageado no evento. Sorocaba ficou em terceiro em terceiro lugar na disputa com Presidente Prudente, com um placar final de 3 x 1. O resultado da VII Copa foi destaque da versão online do jornal A Tribuna. A versão impressa circula em todo litoral sul de São Paulo

Cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento. Além da presidente em exercício da Fecomerciários, Lia Marques, e do diretor de esporte e lazer que preside os Sincomerciários de Catanduva e coordenador da Copa, Carlos da Silva Longo, estiveram presentes dirigentes sindicais de todo Estado, entre eles o presidente Biloti. 

Relação de campeões da Copa de Futsal da Federação dos Comerciários: 2014 (São Paulo); 2013 (Catanduva); 2012 (Ituverava); 2011 (Catanduva); 2010 (Catanduva); 2009 (Itapeva); 2008 (São José do Rio Preto).O time de São Paulo venceu a final da 7ª Copa de Futsal da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo por 5 a 2. 

Eventos em todo país comemoram e debatem oito anos da Lei Maria da Penha

Os organismos de políticas para as mulheres estaduais, municipais, casas legislativas e o sistema de justiça de todo o país se preparam para comemorar o aniversário da Lei Maria da Penha, que em 7 de agosto completa oito anos.

Todo trabalhador deve saber sobre doação de sangue...

Tribunal Superior do Trabalho - TST

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...