Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Campanha Salarial dos Comerciários do Estado de SP

Nossa pauta de reivindicações da Campanha Unificada Salarial 2013 já está nas mãos do presidente Abram Szajman e da diretoria da Fecomercio SP. Eu mesmo entreguei o documento, acompanhado pela maioria dos dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados, no dia 5 de agosto, na sede da federação patronal.

É uma a pauta ampla, real, com 94 cláusulas econômicas e sociais para ser negociada até a data base, 1º de setembro. As principais reivindicações são: Piso salarial único de R$ 1.214,00, conforme previsto na Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que regulamentou a Profissão de Comerciário; aumento real de 5% mais inflação, anotação do cargo de comerciário na Carteira; PLR; vale refeição; garantia mínima ao comissionista – uma inovação da nossa Campanha.

Com o plenário lotado de sindicalistas comerciários e lideranças patronais, compus a mesa de trabalho com o presidente Szajman, com o diretor patronal Ivo Dall’Ácqua e com o secretário adjunto estadual do Emprego, Aparecido Bruzarosco, comerciário oriundo de Ourinhos. O presidente Szajman se mostrou impressionado com tamanha presença de lideranças comerciárias no ato.

Ao entregar a pauta, ressaltei o respeito com o qual as duas partes têm conduzido as negociações salariais nos últimos anos. Frisei que os itens constantes são reais e que os 2,5 milhões de trabalhadores que representamos têm grande interesse e expectativa nas negociações junto às duas Federações e nas Regionais. Também valorizei a vigência da Lei 12.790. É a primeira Campanha Salarial que vamos discutir já com a profissão regulamentada. Essa conquista fortalece nossas reivindicações.

Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários
Tesoureiro da CNTC
Tesoureiro da Força Sindical

Time de Santos na semifinal da 6ª Copa de Futsal da Fecomerciários

Foto: Fecomerciários
O Sesc Piracicaba abriga neste domingo (18/8) os jogos semifinais da 6ª Copa Estadual de Futsal da Fecomerciários - Troféu Luiz Carlos Motta, que reuniu 24 equipes exclusivamente formadas por atletas comerciários de todas as regiões do Estado de São Paulo. Após quatro meses de competição acirrada, os quatro melhores times definem quem serão os finalistas da Copa que vem melhorando a cada edição.

O presidente MOTTA, da Fecomerciários, e a Comissão Organizadora, capitaneada pelo diretor de Esporte e Lazer, Paulo Cesar da Silva, o Paulinho, contam com o comparecimento de representantes dos Sindicatos Filiados para engrossar a torcida que já será grandiosa.

Os jogos que definirão os finalistas serão os seguintes:
10h30 – Itapeva x Matão
11h30 – Santos x Catanduva 

Direito do Trabalho: Toda trabalhadora deve saber...

Brasileiras gastam mais tempo com afazeres domésticos

Enquanto ainda se discute a regulamentação do trabalho doméstico, a mudança estrutural na oferta dessas profissionais e o custo maior para mantê-las se refletiram no tempo gasto com o serviço doméstico. As mulheres que vinham diminuindo o tempo dedicado aos afazeres domésticos até 2008 começaram a gastar mais tempo nesse serviço. As horas trabalhadas semanais pela mulher em casa vinham caindo, muito vagarosamente, de 2003 a 2008. Nesse ano, que marcou o auge da crise econômica global, o movimento se inverte.

Pela pesquisa apresentada no 35º Congresso Internacional sobre Uso do Tempo, as mulheres, que usavam 23 horas na semana no trabalho doméstico em 2008, passaram a reservar 26 horas ao serviço em 2011. O mesmo aconteceu com os homens, guardadas as devidas desigualdades. Eles dedicavam nove horas a essa atividade, passando a gastar dez horas em 2011.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...