Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Preserve o futuro!


Reunião com Havan


Dia 3/jun o presidente do Sincomerciarios BS, Biloti, participou da reunião na sede da Fecomerciários, com a empresa Havan, na qual foram tratados assuntos dos trabalhadores do Estado de São Paulo.

Reunião de presidentes comerciários


O presidente Biloti participou dia 31 de maio da reunião mensal da Fecomerciários, que  em maio aconteceu no Centro de Lazer dos Comerciários da Praia Grande.

Bolsas Maternidade!


Nos meses de abril e maio foram doadas bolsas maternidade, nas subsedes de Praia Grande e São Vicente. As entregas ficaram por conta dos nossos diretores Monalise Fadel, Jane Ricardo e Alexandre Alexa.

Cenário político é discutido em reunião da Força Sindical.


Dia 17/mai o presidente Biloti, o diretor Washington Vicente e o assessor sindical Mazinho, estiveram na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos), acompanhando a plenária da Força Sindical SP, que tratou do cenário político e econômico do país.

MPT divulga conquistas dos trabalhadores obtidas pela atuação de sindicatos

Fonte: CNTC com info MPT
Entre 2012 e 2017, foram registradas mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que trazem conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e jornada, entre outros direitos. 

Para apresentar essas conquistas, a campanha do Maio Lilás de 2019, feita pelo Ministério Público do Trabalho, fez um convite aos trabalhadores: “Conheça quem te representa”. Inaugurado pelo dia do trabalhador, 1º de maio, desde 2017 o MPT dedica esse mês à conscientização da importância da atuação sindical e escolheu a cor lilás porque essa era a cor, conforme uma das versões, do tecido confeccionado pelas mulheres que trabalhavam numa fábrica em Nova Iorque quando, em 8 de março de 1857, um incêndio vitimou 129 delas durante movimento grevista das trabalhadoras, que reivindicavam melhores salários e redução de jornada. 

“Esse ano, o foco foi as boas práticas sindicais e as conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda a categoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não”, explica o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do MPT, procurador João Hilário. 

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Desenvolvimento Socioeconômico (DIEESE) destaca que, em 2018, de acordo com o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, havia no Brasil: 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores. “Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais, isso abrangeria, em termos de representação, aproximadamente 46 milhões de trabalhadores”, esclarece o titular da Conalis.

Ao todo, em 2018 foram 8.151 denúncias registradas no MPT na área da liberdade e organização sindical. O tema motivou a abertura de pelo menos 1277 procedimentos de mediação, o ajuizamento de 358 ações e a celebração de 295 termos de ajustamento de conduta, no referido ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...