Info Comerciário 196/2019

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Custeio, manifestações e lições do esporte encerram Congresso Sindical Comerciário


No meio da plenária lotada o presidente Biloti acompanhou as últimas palestras do  22º Congresso Sindical, que mais uma vez municiou os Comerciários com novas informações, novas idéias e novas diretrizes para prosseguirem em sua luta por direitos e justiça social, fortalecendo e unindo a categoria.

Custeio Sindical
Em palestra no último dia do 22º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, na cidade de São Pedro, o desembargador Davi Furtado Meirelles, do Tribunal Regional do Trabalho, disse que a contribuição assistencial, ou negocial, é o futuro dos sindicatos e tem que ser prestigiada, já que é fruto da principal função do Sindicato, a de negociar acordos ou convenções coletivas para trazer ganhos aos trabalhadores.

Depois das manifestações
Os consultores sindicais Antônio Rogério Magri e João Guilherme Vargas Netto compartilharam a mesa para tratar do tema “O Brasil depois das manifestações populares”. Vargas abriu sua explanação adotando como base os protestos populares do mês de junho e as manifestações de rua de 11 de julho e 30 de agosto organizadas pelas Centrais Sindicais.

A regulamentação da profissão de comerciário também foi abordada por Vargas Netto. Em sua avaliação, depois da sua conquista e com a formação do movimento de formação política na Federação, a ‘Corrente Comerciária’, a categoria tem a consciência da necessidade de ter representação política em todos os níveis. “É uma grande tarefa e o desafio maior é manter a mobilização organizada o ano inteiro”. Como proposta, acatada nas deliberações do 22º Congresso, constou a realização de Congressos Sindicais nas oito Regionais da Federação instaladas no Estado.

Magri, por sua vez, “transferiu” as lutas sindicais das ruas para os gabinetes e aos plenários do Congresso Nacional. Conforme o ex-ministro do Trabalho, a Centrais têm somado esforços para o atendimento das reivindicações, inclusive pela presidenta Dilma Rousseff.

As lições do esporte
“Para ser o melhor ou a melhor em qualquer área, não coloque seu concorrente para baixo, faça-o crescer para que você cresça cada vez mais para sempre vencê-lo”. Essa foi uma das frases da craque Hortência, ex-atleta da Seleção Brasileira de Baquete, ditas na palestra “As lições do esporte aplicadas na liderança sindical”, que encerrou o ciclo de palestras do 22º Congresso.

Conlusão
No encerramento do evento, o presidente Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do Congresso, agradeceu aos coordenadores executivos Antonio Previde e Ademir Lauriberto Ferreira, os comerciários de todo o Estado de São Paulo e os dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados, que participaram ativamente de todas as plenárias. “Essa participação maciça mostra a grandiosidade do evento e o comprometimento da categoria e dos dirigentes. É isso que nos faz cada vez mais fortes”, disse o presidente da Fecomerciários.
Fonte: Fecomerciários

Futsal Comerciário começa a afunilar!

Expresso Popular 18/10/2013
Rogério Stonoga
Depois de um dia de folga, ontem, os comerciários voltam à quadra, hoje, para mais uma etapa da Copa de Futsal dos Comerciários, que homenageia o ex-diretor do sindicato da categoria, Celiomar Vieira Lopes.

A rodada, no Ginásio dos Comerciários, em Santos, terá inicio às 20 horas, com o duelo entre Kallan São Vicente e Extra Humaitá São Vicente. O jogo é válido pela Chave A. Em seguida, será a vez de os times da Auto Peças Ideal e do Bazar Estrela baterem um bolão. Este confronto é válido pela Chave B da Copa.

A competição prossegue na próxima semana, com Casas Bahia Cubatão x Costa Sul e Casas Bahia São Vicente x Danka Sports (segunda), Quik Point x Kallan São Vicente e Casa Coelho x Bazar Estrela (terça) e Danka Sports x Auto Peças Ideal e Costa Sul x Extra Humaitá (quarta).

Câmara Federal fará sessão solene em homenagem aos Comercários

Dia 30 de outubro se comemora oficialmente em todo o Brasil o Dia do Comerciário, um tributo a maior categoria profissional do país que soma hoje mais de 16,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca de 12 milhões são representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC.

A data não passou em branco pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP), presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, que apresentou requerimento para que o plenário da Câmara prestasse justa homenagem aos Comerciários no seu dia.

A sessão solene foi marcada para o dia 30 de outubro, às 11h, no plenário principal da Câmara dos Deputados. O evento é aberto e o deputado Santiago espera contar com a presença de toda a Diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários e dos parlamentares que assinaram a lista de apoio para a constituição da frente em março deste ano. São 178 deputados e 22 senadores que disseram sim para a formalização desta que é a maior frente parlamentar já constituída no Congresso Nacional.

“A categoria comerciária é um gigante que faz gerar e circular a riqueza do país, mas não recebia da esfera legislativa o devido respeito e atenção. Este ano, em que alcançamos a regulamentação da profissão e criamos a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, começamos a mudar esta história. A homenagem da Câmara é justa e oportuna”,  explica Santiago. 

Fonte: CNTC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...