Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 8 de março de 2018

Começam as atividades do "Mulher Valorizada"

Fonte: Fecomerciários
Mais de 1.200 comerciárias, de 18 sindicatos filiados de todo o Estado de São Paulo, já estão no Parque Aquático do Centro de Lazer da Fecomerciários em Avaré para participar da oitava edição do "Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida", maior evento de uma categoria profissional em comemoração do Dia Internacional da Mulher. 

Hoje, 8 de março, é o primeiro dia de atividades, que terão continuidade na próxima segunda e terça, 12 e 13, com novas caravanas organizadas pelos sindicatos. Nos três dias, mais de 3 mil comerciárias vão curtir o inédito Parque Aquático, o maior do Sudoeste Paulista.

Assim que as caravanas chegam ao Centro de Lazer, as comerciárias, todas devidamente vestidas com a camiseta do “Mulher Valorizada”, são recepcionadas por uma equipe circense do Sesc, ganham um kit café, fazem foto de recordação numa cabine e depois já podem ir ao Parque. Lá, são recepcionadas pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e pela coordenadora da Secretaria da Mulher, Márcia Caldas, que vão ressaltar as principais reivindicações comerciárias, como geração de emprego, igualdade salarial, qualificação profissional e o fim de toda e qualquer forma de violência e discriminação à mulher 

Durante todo o dia, serão desenvolvidas atividades em todo o Parque pela equipe de hidroginástica do Sesc, churrasco e sorteio de centenas de prêmios. As mulheres acima de 40 anos, que preencheram uma ficha prévia nos sindicatos, vão fazer exame de mamografia em dois caminhões: um do Governo do Estado, outro do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos).

As comerciárias de Santos participarão do evento dia 13 de março.

Dia Internacional da Mulher!


Quando os homens ganham mais, é justo ?

As Mulheres em muitos países têm em média por hora salários mais baixos do que os seus colegas do sexo masculino. Estas diferenças salariais variam dr forma tão ampla como entre 10-40 por cento , comparando e calculando uma média de toda a população activa dividida por sexos. Formalmente essas diferenças são contabilizadas. Mas serão justas? 

Não, não são nada justas! Na prática, as mulheres parecem ter menos tempo para ganhar ( muito) mais . Elas têm muitas vezes mais trabalho para fazer do que apenas trabalhar por dinheiro, se se acrescentar em responsabilidades domésticas . E elas às vezes são também vítimas de assédio sexual por homens, com consequências na carreira profissional , incluíndo deixar um emprego devido ao stress criado . Há muitas razões para as diferentes opções de carreira que as mulheres fazem durante a sua vida profissional . Tanto os homens como as mulheres consideram estas escolhas e as diferenças bastante normal, no entanto... No entanto , as (longo prazo) conseqüências destas escolhas apenas mantêm os níveis de rendimento das mulheres em valores mais baixos.

Voto impresso é “inegável retrocesso” das eleições, afirma TSE

Fonte: Ag. Brasil
Em parecer encaminhado nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enumera diversos riscos e empecilhos à adoção do voto impresso como meio para garantir idoneidade ao processo eleitoral, concluindo que o método representa “inegável retrocesso no processo de apuração das eleições”.

A manifestação, assinada assessora jurídica do TSE Izabella Belusio dos Santos, atende a um pedido de informações feito pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que é o relator de uma ação direita de inconstitucionalidade (ADI) na qual a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede ao Supremo que impeça, com decisão liminar (provisória) urgente, a impressão do voto.

Dodge quer que o trecho da Lei 13.165/2015, que determina o voto impresso em 100% das urnas neste ano, seja considerado inconstitucional, entre outras razões devido à impossibilidade de aplicação da medida sem que se comprometa o sigilo do voto, uma cláusula pétrea da Constituição. A legislação foi aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional como uma espécie de minirreforma eleitoral. Em seu parecer, o TSE reforça a argumentação da PGR.
(...)

Compra de impressoras 
Enquanto o STF não julga a questão, o TSE continua a tomar medidas para implementar a impressão dos votos no pleito deste ano em ao menos 5% das cerca de 600 mil urnas eletrônicas. Nesta terça-feira, a Corte Eleitoral abriu uma segunda licitação para compra de 30 mil conjuntos de impressão, após os vencedores do primeiro certame terem sido desclassificados por questões técnicas. Para o TSE, a situação evidencia “uma clara limitação do mercado para conseguir fabricar os modelos de impressão de voto em tempo hábil para as Eleições 2018”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...