Info Comerciário 195/2019

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Entrega da Pauta de Reivindicações dos Comerciários para 2013

Fotos: Mazinho
Foto Força Sindical/Tiago Santana


Acompanhado pela maioria dos dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, incluindo o presidente Biloti, o presidente MOTTA entregou a pauta estadual de reivindicações da categoria que integra a Campanha Unificada Salarial 2013 dos Comerciários nas mãos do presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman. No total a pauta tem 94 cláusulas econômicas e sociais. A data base é 1º de setembro.
As principais reivindicações dos 2,5 milhões de trabalhadores representados pela Fecomerciários e os 68 Sindicatos Filiados são:

- Piso salarial único de R$ 1.214,00, conforme previsto na Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que regulamentou a Profissão de Comerciário;

- Aumento real de 5% mais reajuste pelo INPC/IBGE do período de 1º de setembro de 2012 a 31 de agosto de 2013;

- Anotação do cargo de comerciário na Carteira de Trabalho;

- Aviso prévio especial aos empregados comerciários com mais de 45 anos de idade e cinco anos de trabalho na mesma empresa;

- Participação nos Lucros ou Resultados (PLR);

- Vale refeição;

- Seguro de vida;

- Garantia mínima ao comissionista (inovação da pauta de reivindicações);

- Manutenção das cláusulas sociais.

O plenário lotado de sindicalistas comerciários também contou com a presença de lideranças patronais. Na mesa de trabalhos, ao lado de MOTTA e de Szajman, estavam o diretor patronal Ivo Dall’Ácqua  e o secretário adjunto estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Aparecido de Jesus Bruzarosco. O presidente Szajman se mostrou impressionado com tamanha presença de lideranças comerciárias no ato.
Fonte: Fecomerciários

Observação: lembramos que a negociação dos Comerciários da Baixada Santista é realizada diretamente entre o Sincomerciários e o Sindicato Varejista de Santos, data base 1º de outubro.

Começa campanha salarial 2013

DIÁRIO DO LITORAL 6AGO2013

Participatório para jovens está disponível na internet

O Observatório Participativo da Juventude - o Participatório - foi oficialmente criado nesta segunda-feira (5), segundo portaria publicada no Diário Oficial da União. A página na internet, já em funcionamento, tem o objetivo de servir como uma mediação entre o governo e os jovens, para que sejam discutidos temas dirigidos às pessoas de 15 a 29 anos e divulgadas informações pertinentes à criação de políticas públicas.

As ferramentas disponíveis na página são fóruns de debate, salas de bate-papo, vídeos, mapas e mecanismos de consulta, por exemplo.

Defensoria Pública orienta sobre revista degradante em presídios de São Paulo

A Defensoria Pública de São Paulo começa a distribuir cartilhas que produziu para orientar famílias de pessoas que cumprem pena no sistema carcerário do estado sobre seus direitos nas revistas que antecedem as visitas nas prisões. A impressão do total do lote, de 10 mil exemplares, depende de licitação que deve ser concluída em setembro. Por esse motivo, nesta fase inicial do trabalho, serão lançadas apenas 500 unidades.

Segundo relatos de integrantes do órgão, a prática rotineira utilizada pelos agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) submete as pessoas a constrangimentos e humilhações constantes. “As mulheres são obrigadas a ficar nuas em público, muitas vezes com uma agente penitenciária olhando seus órgãos genitais ou mesmo os tocando”, diz Bruno Shimizu, um dos defensores do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo.

A violação de direitos, porém, vai muito além e lembra práticas de tortura. “As crianças têm de assistir às mães desnudadas tendo de abrir as pernas. É um absurdo, uma coisa brutal, um resquício da ditadura”, diz o deputado estadual Adriano Diogo (PT), da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Assembleia Legislativa de São Paulo, que pretende aprovar um requerimento exigindo esclarecimentos do governo estadual sobre a conduta dos agentes do Estado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...