Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Entrega da Pauta de Reivindicações dos Comerciários para 2013

Fotos: Mazinho
Foto Força Sindical/Tiago Santana


Acompanhado pela maioria dos dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, incluindo o presidente Biloti, o presidente MOTTA entregou a pauta estadual de reivindicações da categoria que integra a Campanha Unificada Salarial 2013 dos Comerciários nas mãos do presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman. No total a pauta tem 94 cláusulas econômicas e sociais. A data base é 1º de setembro.
As principais reivindicações dos 2,5 milhões de trabalhadores representados pela Fecomerciários e os 68 Sindicatos Filiados são:

- Piso salarial único de R$ 1.214,00, conforme previsto na Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que regulamentou a Profissão de Comerciário;

- Aumento real de 5% mais reajuste pelo INPC/IBGE do período de 1º de setembro de 2012 a 31 de agosto de 2013;

- Anotação do cargo de comerciário na Carteira de Trabalho;

- Aviso prévio especial aos empregados comerciários com mais de 45 anos de idade e cinco anos de trabalho na mesma empresa;

- Participação nos Lucros ou Resultados (PLR);

- Vale refeição;

- Seguro de vida;

- Garantia mínima ao comissionista (inovação da pauta de reivindicações);

- Manutenção das cláusulas sociais.

O plenário lotado de sindicalistas comerciários também contou com a presença de lideranças patronais. Na mesa de trabalhos, ao lado de MOTTA e de Szajman, estavam o diretor patronal Ivo Dall’Ácqua  e o secretário adjunto estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Aparecido de Jesus Bruzarosco. O presidente Szajman se mostrou impressionado com tamanha presença de lideranças comerciárias no ato.
Fonte: Fecomerciários

Observação: lembramos que a negociação dos Comerciários da Baixada Santista é realizada diretamente entre o Sincomerciários e o Sindicato Varejista de Santos, data base 1º de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...