Info Comerciário 196/2019

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Depois de 11 anos, os danos continuam a ceifar vidas


Em 11 de setembro de 2001, houve uma série de ataques suicidas coordenados pela rede Al Qaeda em cidades norte-americanas. De manhã, 19 homens ligados à rede sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Os ataques às Torres Gêmeas mataram todos que estavam nos aviões e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington.

O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram tomar o controle do avião, que os sequestradores tinham encaminhado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

No total, cerca de 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19 sequestradores. O  governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos norte-americanos, houve a  invasão ao Afeganistão. Vários países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei. 

Onze anos depois, especialistas afirmam que uma série de doenças ligadas aos ataques causou pelo menos mil mortes desde 2001, entre elas 50 tipos de câncer.

O governo americano vai atender gratuitamente cerca de 70 mil funcionários de equipes que prestaram socorro durante os ataques e pessoas que se encontravam nas imediações. Há suspeitas de que as pessoas foram expostas a componentes químicos presentes nos destroços dos ataques, que provocaram diferentes tipos de câncer.

Ag BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...