Info Comerciário 196/2019

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Centrais realizam grande manifestação por sindicalização dos comerciários do Walmart

Presidente Motta na linha de frente
Força Comerciária
Equipe do Sincomerciários BS participou juntamente com cerca de 300 trabalhadores de sindicatos filiados a três centrais sindicais – Força Sindical, CUT e UGT – de grande manifestação pacífica, dia 14/12 em frente do Walmart Pacaembu,  Capital, em repúdio à política antissindical praticada por esse conglomerado que hoje emprega 1,3 milhão de trabalhadores em todo o mundo.

Liderados pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, comerciários dos sindicatos filiados de toda a base do Estado de São Paulo participaram em peso, reforçando o ato unitário das centrais, agitando bandeiras da “Força Comerciária”, faixas e cartazes, e gritando palavras de ordem em solidariedade aos trabalhadores do Walmart.


As palavras de ordem eram: “Vai acabar, vai acabar, a ditadura no Walmart”. Nas faixas, em português em inglês: “Sindicalizar não é um dever; sindicalizar é um direito” ou “Pelo fim das retaliações e por melhores condições de trabalho no Walmart”.

Solidariedade
“Estamos aqui para desmistificar a ideia de que trabalhador sindicalizado é prejudicial à empresa. Ao contrário, a Federação e os sindicatos estão aqui para estimular o diálogo, a parceria, para que todos ganhem, tanto o Walmart como os seus trabalhadores”, disse Motta. Ele afirmou ainda que a realidade do Walmart no Brasil é bem diferente da dos Estados Unidos, onde os abusos contra os comerciários são mais severos.

O ato unitário das centrais sindicais no Brasil, que acontece simultaneamente em vários países onde o Walmart tem unidades de negócios, foi em solidariedade aos trabalhadores de todo conglomerado a nível global, especialmente aos comerciários norte-americanos. 

No final, a manifestação deu os primeiros resultados: o presidente Motta e Luis Hamilton, diretor do Sincomerciários de São Paulo, foram conversar com diretores do conglomerado e abriram um canal de comunicação para as centrais encaminharem as reivindicações unitárias dos trabalhadores ao Walmart Brasil.
Fecomerciários
Equipe Sincomerciários BS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...