Info Comerciário 196/2019

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Utilize bem seu 13º

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou segunda-feira o depósito da primeira parcela do 13º para os aposentados que ganham acima do piso de um salário mínimo (R$ 678,00). Especialistas em finanças pessoais sugerem aos segurados inadimplentes que usem o adiantamento da gratificação natalina para colocar suas contas em ordem.

Primeiro, devem ser quitadas as dívidas caras, como a do cartão de crédito e a do cheque especial. No cartão de crédito rotativo, a taxa média de juros é de 9,37% ao mês, ou 192,94% ao ano. No cheque especial, o juro médio é de 7,77% ao mês, ou 145,46% ao ano, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Quitar total ou parcialmente essas dívidas significa livrar-se de um custo elevado que consome boa parte do orçamento. Se, após o acerto dessas dívidas, houver sobra de recursos e o segurado permanecer inadimplente, a recomendação é procurar as empresas para negociar os débitos e limpar o nome. Para isto, é necessário organizar as dívidas que precisam ser pagas, começando por aquelas que têm juros mais altos.


Economistas da Serasa Experian lembram que nesta época do ano se intensificam as campanhas para a regularização de pendências e, portanto, é uma boa oportunidade para a renegociação, aproveitando os descontos e as vantagens oferecidas pelas empresas.

Os economistas alertam ainda contra a ação de golpistas. A renegociação ou pagamento da dívida deve ser feito com a empresa para a qual o aposentado ou pensionista deve, sem a interferência de intermediários.


O segurado que estiver com a vida financeira em dia poderá poupar o dinheiro do 13º, total ou parcialmente. Será uma forma de acumular reserva voltada às despesas futuras, seja para o lazer de férias de fim de ano, seja para o pagamento de impostos como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), etc., e não virar o ano no vermelho.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...