Info Comerciário 195/2019

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Perdas salariais dos aposentados somam 85%

Fonte: Diário do Litoral
Com o anúncio pelo Governo Federal dos reajustes do salário mínimo de 11,67% e das aposentadorias acima do mínimo em 11,28% as perdas salariais dos aposentados e pensionistas subiram para 85%, segundo informa a Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap).

A entidade sindical, que representa aposentados e pensionistas do INSS, informa que o cálculo é baseado nas diferenças acumuladas dos reajustes nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1994 a 2002), Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2016).

A diferença entre os reajustes após o anúncio oficial ficou em 0,39%. Foi uma diferença menor em relação a 2015. Isso significa que a migração da faixa salarial de 01 a 02 salários mínimos para 01 salário mínimo caiu. E deve ficar em torno de 323.000 aposentados e pensionistas.

Os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo, que somam mais de 10 milhões, continuam sem receber o mesmo reajuste do salário mínimo, ou seja, com o aumento real. Apesar dos esforços da COBAP o Governo continua vetando todos os projetos aprovados pelo Congresso Nacional que autorizam o mesmo reajuste para todos.

Aposentados podem consultar valor de benefício amanhã
A partir de amanhã, aposentados, pensionistas e demais segurados do do INSS, poderão consultar, pela internet, o valor dos benefícios de janeiro, já com o reajuste de 11,28%. Pagamentos para quem ganha acima do salário mínimo começa em 1º de fevereiro e vai até o dia 7 (ver tabela). O extrato vai especificar o novo valor do benefício reajustado e o desconto do Imposto de Renda (caso o segurado não seja isento)


Acima do mínimo
O reajuste acima do salário mínimo é feito com base no INPC dos últimos 12 meses, que neste ano, foi o segundo maior desde 2003, no Governo Lula. Somou 11,28%, percentual definido pelo INPC ­divulgado na última ­sexta-feira.

Salário mínimo
O reajuste das aposentadorias sobre o salário mínimo é calculado pelo INPC dos últimos 12 ­meses, mais os 50% do Produto Interno Bruto (PIB), dos últimos dois anos.

Como consultar
Para consular o extrato com todos os detalhes dos benefícios previdenciários do mês de janeiro basta entrar no site clicar em extrato de ­pagamento de benefício. A ­seguir, ­clique em ­emitir extrato. Para isso é necessário que o segurado ­informe a data de nascimento, nome, CPF e tenha a senha previdenciária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...