Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fecomerciários completa 70 anos

A propósito do aniversário da Fecomerciários no próximo dia 22/02, recebemos ofício que muito nos alegrou e desejamos dividir com a categoria:
.
"Oficialmente a Federação dos Empregados no Comercio do Estado de São Paulo fará 70 anos no próximo dia 22 de fevereiro de 2009 e, nestes termos, está absolutamente inserida no contexto histórico do movimento trabalhista e sindical brasileiro e esse fato, por si só, é motivo de satisfação para todos nós. Como se sabe 0 movimento operário começou no Brasil em 1870 com a criação da Liga Operária que tinha como principal finalidade reunir e defender os interesses dos trabalhadores contra a opressão e a exploração do capitalismo. No início do século XX surgiram outras instituições de classe: a União dos Operários Estivadores e Sociedade União dos Foguistas, em 1903 e a União dos Operários em Fabrica de Tecidos, em 1917. Em 23 de agosto de 1923 surge 0 primeiro Sindicato dos Empregados no Comércio, do Brasil, o de Santos.

Os sindicatos de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba vieram na seqüência e em 1931 foi promulgado o primeiro ato governamental considerado sindicato, ou seja, o Decreto 19.770 de 19/03/1931. Em 22 de fevereiro de 1939, como já salientado, foi constituída a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo que foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 27 de novembro de 1942. Ao registrar 0 fato e consignar que a nossa Fecomerciários nestes 70 anos de existência lutou bravamente pelos interesses dos comerciários e contribuiu de forma vigorosa por um Brasil mais justo, democrático e igualitário, queremos reafirmar o nosso propósito de potencializar tais fatos históricos e nossa energia pessoal para os embates presentes e futuros e que terão, na sua esteira, os interesses dos comerciários do Estado de São Paulo.

Luis Carlos Motta
Presidente Fecomerciários"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...