Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lançada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários


Mais de 150 convidados prestigiaram, na quarta-feira (21/8), na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários. A proposição foi do presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) e contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e de seus Filiados, como a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, representada pelo presidente Luiz Carlos Motta.

Para que se estabeleça uma Frente Parlamentar são necessárias 189 assinaturas de membros do Legislativo. A Frente bateu recorde de adesões, contando, até ontem, com a assinatura de mais de 252 deputados e 22 senadores, uma das maiores frentes já formadas.

Para o deputado Roberto Santiago, o apoio de mais de 50% da Câmara revela a importância da categoria comerciária, que hoje se constitui no maior contingente profissional do país, contando com 12 milhões de trabalhadores. “A formação da Frente não é um ato político. É antes o reconhecimento da importância desta categoria profissional, a maior do Brasil e de suma importância para nossa economia e desenvolvimento”, enfatizou.


Fórum de discussões
A Frente Parlamentar deve funcionar como um fórum permanente de discussões e encaminhamentos das questões que afetam os comerciários. Dentre as pautas em destaque estão a qualificação técnica, a jornada de trabalho e as doenças profissionais.

Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários configura-se em outro importante marco na trajetória de defesa das causas dos comerciários, após a regulamentação da profissão, ocorrida em março deste ano. “Desejamos que esta Frente se transforme no grande fórum de discussão, alinhamento e proposição de projetos que venham ao encontro das necessidades, anseios e direitos reais dos comerciários de nosso país”, afirmou.

Os jovens são maioria entre os comerciários e 53% da categoria são de mulheres. Segundo o presidente da CNTC, “as mulheres ainda sofrem com as diferenças de gênero, o assédio, a violência e as limitações de leis que não vislumbram seu triplo papel de mãe, dona de casa e profissional, e este é apenas um dos desafios da Frente”, conclui Levi Pinto.

Serviço: para acompanhar as novidades da Frente Parlamentar acesse www.frentecomerciarios.org.br
Fonte: CNTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...