Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 27 de março de 2014

58% dos postos de trabalho no comércio são ocupados por mulheres

Fonte: Diário de São Paulo
As mulheres são uma força importante no comércio, seja trabalhando nele ou como consumidoras. O setor tem uma agenda importante de lutas e conquistas para essa classe trabalhadora, como melhores condições de trabalho e qualificação profissional.

“Para a Fecomerciarios mulheres e homens têm de andar juntos, lado a lado, para avançar rumo aos objetivos. Mesmo porque há uma compreensão unânime de que as mulheres devem conquistar, cada vez mais, territórios antes considerados exclusivamente masculinos, como no sindicalismo e na política”, diz o Luiz Carlos MOTTA, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciarios).

A Fecomerciarios representa mais de dois milhões e quinhentos mil comerciários por meio de 68 sindicatos filiados no estado. As mulheres correspondem a 58% dos postos de trabalho e a escolaridade média é até o Ensino Médio.


Para atender esse público, a federação realiza durante todo o ano cursos de capacitação profissional. Com mais conhecimento, essas profissionais podem alcançar melhores cargos também. Entre as atividades disponibilizadas estão: técnica e práticas de vendas, excelência no atendimento (este também extensivo às funcionárias dos Sindicatos), montagem de vitrines, entre outros. Há também uma preocupação efetiva da diretoria em conscientizar as mulheres procurando despertar na categoria interesse pela militância sindical e uma maior consciência de seus direitos e deveres não só dentro do setor, mas na sociedade.

No ambiente político, a federação lançou em 2012 o movimento chamado “Corrente Comerciaria”, que desenvolve simpósios pelo Estado incentivando a participação política da mulher. “Aqui, são destacados, a titulo de ilustração, o poder de voto que as mulheres detêm: 53% do eleitorado brasileiro e a importância das mesmas a se candidatarem a cargos eletivos. Em 2012, a “Corrente Comerciaria” elegeu no Estado 12 vereadores, sendo duas mulheres. A idéia é ampliar esta participação política feminina em 2014, ressalta MOTTA.

No sindicalismo, as oito regionais da Federação instaladas no Estado cumprem este papel também por meio de encontros motivando as filiadas à atividade sindical, que vão além da sindicalização. As comerciarias são estimuladas a participarem das assembléias, eventos sindicais, trabalhistas, esportivos e culturais, entre outros.

Internamente, dentro da Fecomerciarios, também há um movimento em que se percebe uma maior participação das mulheres em cargos de liderança. Dos 68 sindicatos filiados à entidade, onze são presididos por mulheres, uma realidade impensável há 20 anos.

No dia 10 de abril, a federação dará mais um passo importante nesse cenário de inclusão e conquistas. Pela primeira vez, em 75 anos de fundação, uma dirigente sindical vai ocupar uma das três vice-presidências da entidade. Trata-se de Lia Marques, presidente do Sindicato dos Empregados no Comercio (Sincomerciarios) de Votuporanga. A diretoria a ser empossada também vai instalar a Secretaria da Mulher da Fecomerciarios, órgão que será coordenado por Márcia Caldas Fernandes, presidente do Sincomerciarios de São José do Rio Preto.

Comemorações e Debates
Todos os anos a Fecomerciarios organiza um grande evento em comemoração ao dia 08 de março. Os 68 sindicatos filiados organizam confraternizações, shows, sorteios e entrega de presentes, sempre aliadas a debates sobre o tema. “Estimulamos a reflexão sobre o papel feminino em nossa sociedade e sua importância. Enfim, lutamos por respeito e dignidade às mulheres”. Destaca o presidente.

“Como bandeira de luta especifica da categoria ressalta-se a instalação de creches às mães comerciarias em horário de funcionamento igual à jornada da trabalhadora, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Estimulo aos empresários a pagarem por seis meses uma ajuda de custo às mães que acabaram de dar luz; como já ocorre em alguns casos e aumentar, junto aos Sindicatos Filiados, a entrega dos “Kits Bebês” que ajudam consideravelmente no orçamento doméstico”, destaca MOTTA.

Como as comerciarias representam a maior parte da força de trabalho do setor, lutar por políticas e normas que criem um ambiente de trabalho mais favorável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, essas melhorias impactam positivamente nos resultados dos negócios, com funcionárias mais motivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...