Info Comerciário 196/2019

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alckmin defende causas dos comerciários na posse da Diretoria da Fecomerciários




Fonte: Fecomerciários
O governador Geraldo Alckmin esteve presente na cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), na quinta-feira à noite, 10 de abril. Na ocasião, o governador do Estado ressaltou o caráter histórico da data, pois no mesmo dia comemorava-se os 75 anos da entidade, completados no dia anterior, 9 de abril. Na ocasião tomaram posse em seus cargos Arnaldo Azevedo Biloti (Diretor de Assuntos Jurídicos e do Trabalho) e Luiz Carlos Conceição (Suplente no Conselho Deliberativo).

Além de Alckmin, várias autoridades e personalidades prestigiaram a solenidade, como o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Campos Machado; a vice-prefeita de São Paulo (PCdoB), Nádia Campeão; o deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB); o deputado estadual Davi Zaia (PPS), secretário estadual de Gestão Pública; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; o diretor da Fecomercio SP, Ivo Dall’Acqua; o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, Vicente da Silva, representando o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto; a presidente do PTB Mulher, Marlene Campos Machado; além de presidentes, diretores e familiares dos 68 Sindicatos Filiados e de sindicalistas de várias categorias de trabalhadores. No total, mais de 900 pessoas estiveram no evento.

Alckmin
O presidente Luiz Carlos MOTTA foi empossado pelo governador Alckmin. Já os componentes da nova diretoria da entidade receberam a carteira sindical das mãos do presidente da Fecomerciários.

“Hoje é dia da posse da diretoria da maior categoria do Estado de São Paulo e do Brasil, que representa 2,5 milhões de trabalhadores, por meio de 68 Sindicatos. Além disso, a entidade comemora 75 anos e são poucas as que chegam a esse tempo de luta, trabalho e conquistas. A Fecomerciários é uma potência em sua organização e representação”, comentou Alckmin.

Sobre o presidente MOTTA, reeleito com 100% dos votos, Geraldo Alckmin o caracterizou como grande líder: “MOTTA é um homem que não obriga, mas conquista pela simplicidade, maneira afável, carisma e capacidade de trabalho. São Paulo e o Brasil precisam muito de homens como ele”.

Ricardo Patah, por sua vez, disse: “É motivo de orgulho prestigiar o aniversário de 75 anos da nossa Federação e a posse da sua nova diretoria, liderada pelo presidente MOTTA. A presença do governador Alckmin e da vice-prefeita Nádia Campeão, entre representantes patronais, dirigentes sindicais e demais setores importantes da nossa sociedade, demonstra que esta Federação tem credibilidade. Este elevado conceito também potencializa as ações da UGT com a recente filiação da Fecomerciários e da maioria dos seus Sindicatos Filiados”.

Conquistas
O presidente MOTTA, à frente da Fecomerciários desde 2007, desempenhou papel relevante na conquista da Lei 12.790/2013, que regulamenta a profissão de comerciário, na diminuição da jornada de trabalho e em vários outros direitos da categoria.

“Comemoramos mais de sete décadas de atuação sindical fazendo o que sempre fizemos e bem: mobilizar e organizar os Sindicatos Filiados, como fizeram nossos antecessores, enfrentando adversidades e ameaças aos direitos trabalhistas”, disse MOTTA em seu discurso.

Ele disse que com a filiação da Federação e da maioria dos Sindicatos Filiados à UGT, “avançamos passo a passo fazendo valer o resgate da Pauta Trabalhista no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto”. “São mais de sete décadas de organização, avanços e conquistas, principalmente junto às campanhas salariais dos comerciários e dos práticos de farmácia, com aumento real e reajustes dignos. Atualmente, lutamos pela incorporação do PLR nas Convenções Coletivas, pela ampliação no fornecimento de cestas básicas e pela construção de creches às mães comerciárias com horários de funcionamento diferenciados”, enfatizou MOTTA. Isso para que as comerciárias possam deixar os filhos enquanto trabalham.

Novas diretorias
A nova gestão, que possui como prioridade a valorização da categoria, terá duas novas diretorias: uma da área de habitação, que pretende iniciar a construção de 3 mil casas para serem entregues em 2015 (a Cooperativa Habitacional dos Comerciários, presidida por MOTTA, já entregou 11 mil moradias no Estado de São Paulo); e a Diretoria de Assuntos Institucionais e Políticos. Além disso, a nova diretoria é liderada pela primeira vez por uma mulher no cargo de vice-presidente: Lia Marques, presidente do Sincomerciários de Votuporanga, representa todas as mulheres comerciárias.

Sobre a Fecomerciários
Antiga Fecesp, a Fecomerciários foi fundada em 9 de abril de 1939, mas somente em 1940 adquiriu a fisionomia institucional que permanece até hoje, com mais de dois milhões e meio de associados e 68 Sindicatos Filiados, sendo sete Sinprafarmas, sindicatos que representam os práticos de farmácia.
Presidida pelo líder sindical MOTTA, a Federação vem cumprindo com eficiência, ao longo das décadas, o papel de coordenar os interesses da categoria como um todo. Também teve atuação decisiva na estruturação do movimento sindical comerciário no Estado, estimulando a criação das entidades sindicais, garantindo a estas uma estrutura capaz de atender aos associados, oferecendo-lhes os benefícios a que têm direito, como assistência judiciária, homologações e atendimento médico e odontológico. Além disso, a Fecomerciários é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e à UGT.

Presidente
Luiz Carlos MOTTA é bacharel em ciências contábeis e também cursou administração de empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (FACCAT). No ano de 1984, concluiu o curso de licenciatura de primeiro grau, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã. É ainda bacharel em ciências com habilitação em matemática (licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã em 1985).

Foi professor de matemática na Universidade de Marília (UNIMAR) e iniciou sua trajetória sindical ao se filiar ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Tupã e Região. Na Fecomerciários, passou por funções que o capacitaram a ser eleito presidente da entidade há cerca de cinco anos.

À frente da Federação, estabeleceu oito Regionais em todo o Estado, promovendo maior interação entre os Sindicatos e com a Fecomerciários. Em 2012, representou todos os trabalhadores brasileiros como delegado titular na 101ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU).

Participou ainda na China e na Jordânia de seminários sobre humanização do trabalho, reforçando seu comprometimento principal: defender os direitos dos trabalhadores, em especial dos comerciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...