Info Comerciário 196/2019

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Congresso de Advogados da Fecomerciários homenageia desembargador e debate CPC


Fonte/Fotos: Fecomerciários
Aconteceu quinta-feira, 30 de julho, a solenidade de abertura do VIII Congresso de Advogados da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, no auditório do seu Centro de Lazer em Praia Grande, Baixada Santista. O tema desta 8ª edição é “Novo CPC: Implicações e Compreensões em Relação ao Processo do Trabalho”, que entrará em vigor em 17 de março de 2016, em substituição ao de 1974. O novo código traz uma série de mudanças com o objetivo de dar maior celeridade ao julgamento dos processos e maior liberdade às partes.

Mais de 350 pessoas estavam presentes, entre autoridades políticas, sindicais, patronais e jurídicas, como o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que foi homenageado pelo presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do VIII Congresso.

Além do presidente Motta e do desembargador Lorival, a mesa da solenidade foi composta pelo diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Fecomerciários, Arnaldo Azevedo Biloti, coordenador executivo do evento; vereador Tiago Ferreira, de Campinas; Marcelo Álvares, representando Ivo Dal’Acqua, vice-presidente da Fecomercio SP; Cláudio Cândido, da OAB de Praia Grande, representando o presidente estadual da Ordem, Marcos da Costa; advogados Joao Vicente e Leonardo Gil, representando a CNTC; os desembargadores palestrantes Ivani Contini Bramante, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; e os coordenadores técnicos do VIII Congresso: João André Vidal de Souza, assessor jurídico da Federação, e Ronaldo Lima dos Santos, professor da Universidade de São Paulo e procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho em SP. 

Abertura
O Congresso foi aberto pelo diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Fecomerciários, Arnaldo Azevedo Biloti, coordenador executivo do evento. “É com satisfação e alegria que a Diretoria da Fecomerciários recebe cada um de vocês neste auditório, verdadeiro palco de tomadas decisões que interferiram, e de modo muito positivo, no desenvolvimento da própria Federação, dos nossos 68 Sindicatos e nas condições de vida e de trabalho dos comerciários”, afirmou.

Segundo Biloti, são poucas as entidades sindicais brasileiras que contam com a mais completa infraestrutura jurídica como se vê na Federação e nas suas duas subsedes e, do mesmo modo, nas sedes centrais e nas diversas subsedes dos nossos Sindicatos Filiados. “Sabemos que o atendimento jurídico engrandece o exercício de um sindicalismo que tem como foco manter ‘O Comerciário em 1º Lugar!’”, disse. “Profissionais capacitados e especializados como vocês, que atendem, orientam e amparam os comerciários juridicamente, em toda a nossa base territorial, fortalecem a instituição, perante os próprios trabalhadores, diante dos empregadores e frente à sociedade em geral”, complementou Biloti.

Motta
O presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do Congresso de Advogados, disse em seu discurso de abertura do evento, que a realização contínua do Congresso de Advogados, por oito anos consecutivos, se deve a vários fatores. “Todos têm como base a palavra ‘comprometimento’. Ao fazer as inscrições, neste Congresso, dos seus advogados e das suas advogadas, os Sincomerciários e os Sinprafarmas demonstram ‘comprometimento’ com a capacitação desses profissionais, que são de extrema importância em nossas atuações sindicais e trabalhistas”, frisou Motta. 

Segundo o presidente, as demandas do próprio Sindicato e da categoria têm estreitas relações com os Departamentos Jurídicos. “Reafirmo aqui as metas traçadas para os Departamentos Jurídicos e que estão sendo conduzidas pelo diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da nossa Federação, também coordenador-executivo deste Congresso, o companheiro Arnaldo Biloti. Ou seja: nosso foco é reconhecer, cada vez mais, a importância de cada um de vocês, advogados e advogadas das nossas entidades sindicais, enquanto profissionais especializados e comprometidos com a missão e com os valores dos Sindicatos e no pleno atendimento à categoria”, disse Motta.

Homenagem
Em seguida, o presidente da Fecomerciários fez uma homenagem ao desembargador Lorival Ferreira dos Santos, entregando-lhe uma placa com o símbolo do Congresso. Lorival ficou emocionado ao receber a homenagem, especialmente por ter sido dirigente comerciário (foi presidente do Sincomerciários de Araçatuba) antes de seguir carreira na magistratura.

Depois da abertura solene, teve início uma série de palestras relacionadas ao tema central do Congresso, “Novo CPC: Implicações e Compreensões em Relação ao Processo do Trabalho”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...